Logo paivense
Logo paivense

Já pode pagar e consultar impostos no telemóvel

Os contribuintes podem, a partir de agora, aceder à lista dos impostos que têm a pagar ou a receber nos seus telemóveis, graças à nova aplicação informática da Autoridade Tributária (AT).

app “Situação fiscal – Pagamentos” pode ser descarregada de forma gratuita na App Store e na Google Play, estando disponível em IOS e em Android.

Além de permitir notificar os contribuintes por telemóvel, quanto aos impostos que têm a pagar ou a receber, também possibilita o débito directo para pagamento.

A utilização da aplicação faz-se com os dados de acesso ao Portal das Finanças, isto é, o número de identificação fiscal (NIF) e a respectiva password. Feito o login, os contribuintes podem aceder à lista de pagamentos a efectuar e em atraso, consultar os reembolsos e os dados de identificação.

A aplicação permite também proceder ao pagamento dos impostos através da aplicação MB Way, no âmbito de uma parceria firmada entre a AT e a Sociedade Interbancária de Serviços (SIBS), relata o Correio da Manhã.

Será ainda possível fazer o pagamento através do sistema QRCode.

As expectativas do Ministério das Finanças apontam para que mais de cinco milhões de pessoas descarreguem a aplicação, conforme avança o CM.