skohlmann / Flickr
São necessárias menos de duas semanas para que metade de toda a precipitação anual da Terra caia. Uma nova análise, que contou com dados de várias estações meteorológicas de todo o mundo, revelou que metade da chuva, neve e gelo do planeta cai nos 12 dias mais chuvosos do ano.
De acordo com o novo estudo, publicado no mês de outubro na revista Geophysical Research Letters, a distribuição de precipitação anual vai tornar-se mais desigual até ao final século, com metade de toda a chuva anual a cair em apenas 11 dias. Com isto, estimaram os cientistas, os dilúvios vão tornar-se fenómenos mais comuns.
Estudos anteriores já demonstravam que as mudanças climáticas poderiam provocar eventos climáticos extremos, bem como um pequeno aumento na precipitação média anual. No entanto, a relação entre estas variáveis está ainda a ser explorada.
“Este estudo mostra agora como é que estas duas partes se encaixam”, disse Angeline Pendergrass, cientista do Centro Nacional de Pesquisa Atmosférica (NCAR), em Boulder, no estado norte-americano do Colorado, e autora principal do estudo.
“Descobrimos que estes aumentos já esperados acontecem quando está mais húmido – ou seja, os dias chuvoso ficam ainda mais chuvosos“, explicou citada pelo Science Daily.
Tendo em conta que o novo estudo sugere que inundações vão passar a ocorrer com maio frequência, estes fenómenos terão também implicações na gestão dos recursos hídricos, no planeamento urbano e até nas próprias equipas de emergência.
Os cientistas frisam ainda que estes resultados são preocupantes para a agricultura, uma vez que esta é uma atividade que é mais produtiva quando a precipitação é distribuída de forma mais uniforme ao longo dos períodos de cultivo.