• Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
  • Login
Paivense
  • Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
No Result
View All Result
Paivense
No Result
View All Result
Home Agenda

MIMO FESTIVAL AMARANTE com reforços no cartaz:

6 de Junho de 2018
Reading Time: 6 mins read
A A
0
MIMO FESTIVAL AMARANTE com reforços no cartaz:
Share on FacebookShare on Twitter
Matthew Whitaker Trio, Rui Veloso, Dona Onete, Bruno Pernadas, Moacyr Luz, Orquestra Chinesa Cheong Hong de Macau, Pablo Lapidusas International Trio, Almério, Timbila Muzimba e Marta Pereira da Costa

A cidade de Amarante é palco da terceira edição do MIMO Festival que, de 20 a 22 de Julho, oferece 53 actividades entre música, cinema, programa educativo e infantil, fórum de ideias, roteiro cultural, chuva de poesia e uma exposição inédita de Amadeo de Souza-Cardoso.

Totalmente gratuito – o MIMO é uma oportunidade única para conhecer alguns dos mais relevantes artistas que se apresentam pela primeira vez em Portugal, como é o caso de Matthew Whitaker Trio (EUA), do super-grupo Hudson com Jack DeJohnette, John Scofield, John Medeski e Scott Colley (EUA), GoGo Penguin (Inglaterra), Shai Maestro Trio (Israel), Baiana System, Moacyr Luz e Almério (Brasil). Mas também rever grandes artistas e grupos como Goran Bregovic Wedding and Funeral Band (Sérvia), Otto (Brasil), Orquestra Chinesa Cheong Hong de Macau (China), Timbila Muzimba (Moçambique), Pablo Lapidusas International Trio (Argentina/Brasil/Cuba), Dona Onete (Brasil), Noura Mint Seymali (Mauritânia), Rui Veloso, Dead Combo, Bruno Pernadas e Marta Pereira da Costa (Portugal).

Revelar o que de melhor se faz na música na actualidade é uma das premissas do MIMO Festival, que, desde a sua génese, há 15 anos no Brasil, tem como missão dar palco aos novos projectos, mas também homenagear os que contribuíram para o que a música é hoje. Entre nomes consagrados e os novos talentos, o público do MIMO contacta com representantes de diferentes géneros musicais e culturas, num festival inclusivo e que privilegia a diversidade.

Durante três dias, Amarante recebe artistas de 16 nacionalidades (Portugal, Brasil, EUA, Moçambique, Argentina, Mauritânia, Israel, China, Guiné-Bissau, França, Canadá, Espanha, Cuba, Inglaterra, Sérvia e Escócia) em sete espaços: Parque Ribeirinho, Museu Amadeo Souza-Cardoso, Igreja de São Gonçalo, Cinema Teixeira de Pascoaes, Centro Cultural Amarante, Largo de São Gonçalo e Parque Florestal de Amarante.

Paralelamente à música, durante estes dias, acontecem em Amarante: o Festival MIMO de Cinema, com 13 exibições, algumas em estreia no nosso país; o Programa Educativo, com 10 workshops e oficinas, com a presença dos músicos que fazem parte do cartaz deste ano; o Fórum de Ideias, com duas palestras, uma sobre Património Europeu e outra sobre a Sonoridade Actual da Música Urbana Brasileira; um Roteiro Cultural; uma Chuva de Poesia dedicada à autora brasileira Hilda Hilst; actividades dedicadas aos mais novos no MIMO para Crianças; e duas exposições – uma das grandes novidades do MIMO Festival Amarante. Pela primeira vez, o MIMO apresenta uma exposição de arte. “Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, Colecção Millennium bcp” inaugura a 20 de Julho e poderá ser visitada no Museu Amadeo de Souza-Cardoso até 28 de Outubro, altura em que se celebra o centenário da morte do artista amarantino.

Com o apoio da Fundação Millennium bcp e curadoria de Raquel Henriques da Silva, esta mostra é composta por 59 obras dos grandes modernistas, como Amadeo de Souza-Cardoso, Eduardo Viana, Almada Negreiros, Francis Smith, Jorge Barradas e Júlio Reis Pereira.

“Os Modernistas afirmam-se na arte portuguesa nas primeiras décadas do século XX. Pretendem contestar as ideias sobre beleza e a sua representação na pintura; desprezam a aprendizagem nas Escolas de Belas-Artes que, na sua opinião, comprometia a liberdade e a criatividade de cada um; procuram encontrar fontes de inspiração fora dos museus, por exemplo na escultura africana, nas artes populares ou nas estampas japonesas que não usavam a perspectiva para representar o espaço”, afirma Raquel Henriques da Silva.

Será também possível conhecer os 15 anos do MIMO através de uma mostra de fotografia que terá lugar no átrio do Museu Amadeo de Souza-Cardoso sob o tema “Cenários – MIMO 15 Anos”.

Antecipando a terceira edição do MIMO Festival Amarante, a directora Lu Araújo afirma: “Este é o ano de consagração do MIMO em Portugal. Há três anos que somos recebidos com muito amor e carinho em Amarante e é com muito gosto que, ano após ano, construímos um festival que tanta felicidade proporciona às milhares de pessoas que nos acompanham. Para esta terceira edição a premissa é a mesma: trazer os melhores artistas, novos talentos ou já consagrados, e oferecer três dias únicos cheios de diversidade, música, arte, cinema e poesia, sempre com respeito ao património envolvente”.
Recorde-se que o MIMO Festival tem como promotor a Câmara Municipal de Amarante. O presidente da autarquia está certo que este é um evento que “prestigia e valoriza Amarante”. “A aposta neste festival surge como reforço da estratégia de promoção da marca Amarante e a colocação de Amarante no mercado turístico internacional. O Município está empenhado em, conjuntamente com a produção, fazer deste MIMO um momento inesquecível, não só para os Amarantinos, como para todos os que nos visitam”, diz José Luís Gaspar.

E conta, ainda, com o patrocínio da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa no programa MIMO SEM BARREIRAS, que tem como objectivo facilitar a acessibilidade, a integração e a mobilidade de pessoas com necessidades especiais ou mobilidade reduzida, durante o festival em Amarante.
A Fundação Millennium bcp é mecenas do Programa Educativo e da exposição “Os Modernistas. Amigos e Contemporâneos de Amadeo de Souza-Cardoso, Colecção Millennium bcp”.
A Azul é a companhia aérea oficial e a cerveja Heineken e o vinho Altano, as bebidas oficiais.

Dead Combo_MIMO Fest Amarante©Tiago Martins
Apresentação MIMO Fest Amarante©Tiago Martins

Tags: AlmérioBruno PernadasDona OneteMatthew Whitaker TrioMIMO FESTIVALMoacyr LuzOrquestra Chinesa Cheong Hong de MacauPablo Lapidusas International TrioRui VelosoTimbila Muzimba e Marta Pereira da Costa
Previous Post

Seleção feminina prepara-se para o mundial de 2019

Next Post

Dúvidas no onze da seleção

Passadiços do Paiva e Ponte 516 encerrados até sexta-feira

Passadiços do Paiva e Ponte 516 encerrados até sexta-feira

Devido ao Estado de Contingência por causa das elevadas temperaturas que se farão sentir durante esta semana e, por consequência,...

𝗔𝗿𝗼𝘂𝗰𝗮 𝗚𝗲𝗼𝗽𝗮𝗿𝗸 𝗹𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗽𝗿𝗲𝘁𝗮𝗱𝗮𝘀 𝟮𝟬𝟮𝟮 𝗻𝗮 𝗕𝗧𝗟

𝗔𝗿𝗼𝘂𝗰𝗮 𝗚𝗲𝗼𝗽𝗮𝗿𝗸 𝗹𝗮𝗻𝗰̧𝗮 𝗣𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮 𝗱𝗲 𝗩𝗶𝘀𝗶𝘁𝗮𝘀 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗽𝗿𝗲𝘁𝗮𝗱𝗮𝘀 𝟮𝟬𝟮𝟮 𝗻𝗮 𝗕𝗧𝗟

Ao longo dos 4 dias do maior evento nacional de turismo, o Arouca Geopark apresentou o Programa de Visitas Interpretadas...

Arouca: A exposição temporária “Arouca do IV ao III Milénio a.C.” está patente no Museu Municipal De Arouca

Arouca: A exposição temporária “Arouca do IV ao III Milénio a.C.” está patente no Museu Municipal De Arouca

A exposição temporária “Arouca do IV ao III Milénio a.C.”, patente no Museu Municipal De Arouca, foi alargada até 27...

 A Biblioteca Municipal de Arouca recebe, até 31 de março, a exposição “Autorretrato”

 A Biblioteca Municipal de Arouca recebe, até 31 de março, a exposição “Autorretrato”

 A Biblioteca Municipal de Arouca recebe, até 31 de março, a exposição "Autorretrato", fruto dos trabalhos executados pelos alunos do...

Mosteiro de Arouca inaugura nova Estrutura de Acolhimento ao Visitante

Mosteiro de Arouca inaugura nova Estrutura de Acolhimento ao Visitante

O Mosteiro de Santa Maria de Arouca ruma a um novo capítulo na sua história, com a inauguração da Estrutura...

Câmara Municipal esclarece que evento de Carnaval não é organizado pelo município

Câmara Municipal esclarece que evento de Carnaval não é organizado pelo município

O municipio paivense esclareceu em comunicado emitido no dia de hoje que o cartaz com as festividades para o carnaval...

Next Post
Dúvidas no onze da seleção

Dúvidas no onze da seleção

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

De Castelo de Paiva para todo Portugal

Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos

profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência

Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

  • Notícias
  • Política
  • Sociedade
  • Cultura
  • Culinária
  • Desporto
  • Saúde e Bem Estar
  • Crónicas
  • País
  • Agenda
  • Estatuto Editorial
  • Login

© 2021 De Castelo de Paiva para todo Portugal. Nossa missão é entregar notícias de minuto a minuto com ótimos profissionais e uma linha investigativa de padrão MF Press Global.

Welcome Back!

Login to your account below

Forgotten Password?

Retrieve your password

Please enter your username or email address to reset your password.

Log In