Início Ciência Chinesa acorda com problema auditivo e deixa de conseguir ouvir homens

Chinesa acorda com problema auditivo e deixa de conseguir ouvir homens

COMPARTILHAR

Da noite para o dia, uma chinesa deixou de conseguir ouvir vozes masculinas. Embora possa parecer invejável para alguns, a perda auditiva pode ter sérias repercussões médicas.

A chinesa, identificada apenas pelo apelido Chen, deitou-se na cama com dores de cabeça e um zumbido nos ouvidos. De manhã, quando acordou, foi assolada com surdez súbita, apercebendo-se de que não conseguia ouvir nada do que lhe dizia o companheiro, adianta o Boing Boing.

Preocupada com o seu problema auditivo, a mulher dirigiu-se de imediato ao hospital Qianpu, na cidade de Xiamen. Lá, foi examinada por otorrinos que ficaram muito surpreendidos com a seletividade da surdez súbita. “Ela conseguia ouvir-me quando eu lhe falava, mas quando um jovem paciente entrou na sala, não conseguiu ouvir nada do que ele dizia”, comentou a especialista Lin Xiaoqin.

Xiaoqin diagnosticou-lhe uma perda de audição para tudo o que não sejam altas frequências – algo que os otorrinos anglófonos designam tecnicamente como reverse slope hearing loss (RSHL), ou perda auditiva de inclinação investida – e que consideram provavelmente causado pelo stress.

Este é um tipo raro de audição de baixa frequência que, provavelmente, prejudicou a sua capacidade de ouvir vozes masculinas profundas.

Apesar de rara, esta condição afeta geralmente uma em cada 13 mil vítimas de surdez súbita. Normalmente, manifesta-se de forma menos radical, através da dificuldade de entender outras pessoas por telefone, devido à baixa frequência que aí têm os sons, por exemplo.

Pode ser divertido imaginar um mundo em que as vozes masculinas são inexistentes. No entanto, a perda auditiva é um problema muito sério. A boa notícia é que a RSHL é detetada rapidamente, havendo, por isso, boas possibilidades de a perda auditiva ser revertida. Na verdade, foi o que aconteceu no caso de Chen.

O tratamento desta condição pode envolver altas doses de esteroides. No entanto, muita vezes, esta doença desaparece sem nenhum tipo de cuidado especial.

No caso de Chen, o médico aconselhou-a a abrandar o seu ritmo de trabalho, afirmando que foi a perda do sono que causou o declínio da audição de baixa frequência. Um período de descanso foi, então, capaz de restaurar completamente a adição desta chinesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

six + 9 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.