Início Ambiente Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

Chernobyl transforma-se num santuário para uma rara espécie de cavalos

COMPARTILHAR

Chernobyl tem sido o inesperado lar de uma espécie de cavalos em vias de extinção. Dezenas de cavalos de Przewalski foram observados em edifícios abandonados na zona radioativa da cidade ucraniana.

Surpreendentemente, uma espécie de cavalos em vias de extinção encontrou refúgio na zona altamente radioativa de Chernobyl. O cavalo de Przewalski é uma subespécie selvagem de cavalo, nativa dos desertos da Mongólia. Estava oficialmente extinta na natureza, mas, graças a um projeto internacional, tem sido reintroduzida no seu habitat natural.

Chernobyl também tem desempenhado um papel importante na sua preservação. Esta espécie de cavalos tem usado os edifícios abandonados da cidade — nomeadamente celeiros — como abrigo. Uma equipa de investigação captou milhares de imagens destes cavalos graças a câmaras ativadas por movimento instaladas em alguns destes locais.

O estudo foi realizado por cientistas norte-americanos da Universidade da Geórgia e publicado, em agosto, na revista científica Mammal Research.

University of Georgia

Há 15 anos, 36 cavalos foram levados para a zona restrita e, desde então, calcula-se que a população tenha duplicado. No entanto, Peter Schlichting, cientista que participou na investigação, defende que são necessários mais estudos, de forma a obter uma contagem populacional mais precisa.

“Quando o tamanho de uma população é reduzido, muita variação natural é perdida”, explicou Schlichting, citado pela Europa Press. “O objetivo dos programas de conservação é manter a maior diversidade possível e evitar a consanguinidade, garantindo que a população possa suportar mudanças no ambiente e sobreviver a longo prazo”.

Saber quais são os edifícios abandonados usados por esta espécie de cavalos poderá ser fulcral para obter informações demográficas como as suas idades, a proporção de sexos e, claro, o tamanho da população.

Além dos cavalos de Przewalski, também foram encontrados outros animais como lebres, veados, alces, javalis, raposas, guaxinins, linces, lobos, pássaros e morcegos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.