Início Economia “Situação assustadora”. É o que se pode esperar da economia mundial nos...

“Situação assustadora”. É o que se pode esperar da economia mundial nos próximos anos

COMPARTILHAR

wikimedia / Web Summit

O investidor multimilionário Raymond Dalio na Web Summit em Lisboa, em Novembro de 2018.

O multimilionário Raymond Dalio, o norte-americano fundador de um dos maiores fundos de investimento do mundo, prevê que a economia global vai viver uma “situação assustadora” nos próximos 10 anos.

O fundador e co-presidente da empresa Bridgewater Associates que gere um dos maiores ‘hedge funds‘ [Fundos de Cobertura que apontam a elevados retornos com investimentos arriscados e assentes na especulação] do mundo não está muito optimista quando olha para o futuro da economia global.

Dalio vaticina uma “situação arriscada” nos próximos 10 anos em consequência de vários factores, designadamente devido ao desenvolvimento tecnológico, em especial à Inteligência Artificial, que vai “aumentar substancialmente a produtividade”, mas também o “fosso” entre ricos e pobres e o desemprego, constata o multimilionário num fórum de investimento na Arábia Saudita, como divulga a agência Bloomberg.

O investidor prevê ainda que haverá “conflitos ideológicos entre países” de formas que não vemos desde “os anos 30”, motivados por “diferenças de riqueza” e “abordagens distintas da vida”. Este tipo de situações já está a criar, na actualidade, um “conflito entre o capitalismo e o socialismo”, sustenta, frisando que podem resultar como consequência “revoluções” com grande impacto na economia e na sociedade.

“Os conflitos internos serão muito importantes”, sustenta Dalio, notando que teremos “um mundo muito diferente” daqui a um par de anos.

O multimilionário fala ainda da ausência de “uma política monetária” eficiente como outro factor que vai contribuir para levar a economia mundial até uma “situação assustadora”.

Ao leque destas variáveis explosivas Dalio acrescenta as alterações climáticas para alertar que nos próximos 10 anos, teremos uma “situação de muito risco”. Até porque o multimilionário está certo de que na próxima década vai surgir uma nova crise económica mundial.

“Com um grande fosso de riqueza e sem uma política monetária realmente efectiva, é uma situação assustadora“, conclui Dalio.

SV, ZAP //

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seventeen − 12 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.