Início Ciência Covid-19. Perda total de olfato é um sintoma, dizem médicos franceses

Covid-19. Perda total de olfato é um sintoma, dizem médicos franceses

Angelo Carconi / EPA

Médicos franceses apontam a perda total de olfato como um dos sintomas das infeções causadas pelo novo coronavírus.

Os sintomas que frequentemente aparecem associados ao coronavírus SARS-CoV-2 são febre, tosse e dificuldades respiratórias. Contudo, na última sexta-feira, a rede de otorrinolaringologistas franceses alertou para o aumento de casos de anosmia (perda total do olfato) entre doentes com Covid-19.

A ausência de olfato foi descrita por vários doentes, em França, como tendo surgido de forma isolada ou ligada aos sintomas habituais da Covid-19, doença que pode provocar infeções respiratórias como pneumonia.

Segundo o presidente do Conselho Nacional Profissional de Otorrinolaringologia de França, Jean-Michel Klein, “há uma ligação evidente” entre a perda de olfato e o SARS-CoV-2.

Jean-Michael Klein sublinhou que “nem todos os casos positivos” de Covid-19 apresentam anosmia, mas “todos os anosmáticos isolados, sem causa local ou inflamação, são casos positivos” de Covid-19.

Regra geral, a perda total de olfato está associada a uma lesão no nervo olfativo.

Na sexta-feira, num balanço diário da situação epidemiológica, o diretor-geral da Saúde francês, Jérôme Salomon, ressalvou que se trata de um sintoma “bastante raro” e “geralmente” observado nos mais jovens, que têm as formas “menos severas” da doença.

Salomon aconselhou que, em caso de perda total de olfato, as pessoas contactem o seu médico e evitem automedicarem-se.

Por precaução, as pessoas com anosmia devem estar confinadas em casa e usar máscara, recomendou o presidente do Conselho Nacional Profissional de Otorrinolaringologia francês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

two + eleven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.