Início Ciência Foi revelada a última filmagem conhecida de um lobo-da-tasmânia

Foi revelada a última filmagem conhecida de um lobo-da-tasmânia

Smithsonian Institution / Wikimedia

Lobo-da-tasmânia (Thylacinus cynocephalus)

85 anos depois, foram tornadas públicas novas imagens do último lobo-da-tasmânia, espécie que se pensa estar extinta desde 1936.

O Arquivo Nacional de Filme e Som da Austrália (NFSA) publicou, esta semana, aquela que se pensa ser a última filmagem conhecida de um lobo-da-tasmânia, também conhecido noutras línguas como tigre-da-tasmânia, avança o site IFLScience.

Pensa-se que este marsupial – Thylacinus cynocephalus – tenha sido extinto em 1936, quando Benjamin, o último membro confirmado da espécie, morreu em cativeiro no Jardim Zoológico de Hobart.

São poucas as filmagens que existem deste animal, sabendo-se que todas foram registadas neste jardim zoológico na Tasmânia e no Zoo de Londres, no Reino Unido. A filmagem revelada pela NFSA foi encontrada no filme de viagem Tasmania the Wonderland” e agora encontra-se preservada digitalmente em 4K.

De acordo com o mesmo site, o momento foi registado no Jardim Zoológico de Hobart, em março de 1935. Mais de um ano depois, no dia 7 de setembro de 1936, Benjamin morreu e declarou-se a extinção da espécie, embora nem todos os cientistas concordem com isso.

Em setembro de 2019, por exemplo, o Departamento de Indústrias Primárias, Parques, Água e Ambiente da Tasmânia divulgou um documento de oito avistamentos possíveis do animal, mas não verificados, nos três anos anteriores.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

six + nineteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.