Início Ciência Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

Plataforma flutuante extrai energia das ondas, do vento e do Sol

A empresa alemã Sinn Power criou uma plataforma marítima flutuante capaz de gerar energia renovável a partir de ondas, vento e energia solar.

A plataforma híbrida combina turbinas eólicas, painéis solares e coletores de energia das ondas para gerar eletricidade. A inovação foi concebida como um sistema modular que pode ser especificado ou usar todos estes recursos, dependendo do local onde é implementada e das suas necessidades energéticas.

“O design modular tem sido um elemento-chave desde que começamos a desenvolver tecnologias marítimas que permitem flexibilidade e uma ampla variedade de aplicações”, disse à Forbes Philipp Sinn, CEO da SINN Power. “A plataforma flutuante pode fornecer energia renovável para ilhas em todo o mundo e contribuir para a implementação mundial de parques eólicos offshore.”

Projetada para lidar com ondas de até seis metros de altura, a plataforma consegue extrair energia de ondas de até dois metros sem que se mova muito, graças a uma série de flutuadores que movem hastes de três metros em resposta à atividade das ondas.

Segundo o New Atlas, cada unidade flutuante é composta por quatro conversores de energia das ondas integrados e consegue gerar até 24 kW em condições ideais. Em cada ponto da junção é possível colocar turbinas eólicas de 6 kWp e cobrir toda a superfície com painéis solares.

“Com esta estratégia, queremos aumentar o volume, diminuir a prática e mostrar que a energia das ondas é realmente atraente em comparação com a a energia solar”, disse o responsável.

A plataforma usa sensores elétricos com classificação IP68 que transmitem dados para os centros de diagnóstico, o que ajuda a detetar anomalias.

A empresa alemã está a lançar esta solução para resorts obterem energia renovável. A durabilidade é, no entanto, o calcanhar de Aquiles desta plataforma, já que o mar pode ser um parceiro comercial muito traiçoeiro, tanto pela sua imprevisibilidade, como pelo facto de ser altamente corrosivo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.