Início Ciência Bebé inglês é o primeiro no mundo a participar num ensaio clínico...

Bebé inglês é o primeiro no mundo a participar num ensaio clínico com canábis

O ensaio clínico, que está a ser realizado no Reino Unido, pretende perceber se este é um método seguro e eficaz para reduzir o risco de lesões cerebrais nos recém-nascidos com encefalopatia hipóxico-isquémica.

De acordo com o jornal The Guardian, Oscar Parodi, nascido, a 11 de março, no Hospital Universitário Norfolk e Norwich, no Reino Unido, tornou-se o primeiro bebé no mundo a participar num ensaio clínico com canábis.

O bebé teve problemas durante o nascimento e teve de ser transferido para a unidade neonatal de cuidados intensivos deste hospital, onde o submeteram a hipotermia terapêutica durante 72 horas. Foi então que a mãe deu o seu consentimento para que o filho participasse no estudo.

“Foi difícil, mas queria fazer tudo o que estivesse ao meu alcance para ajudar o meu bebé. O Oscar ficou no hospital durante nove dias e estava a ser monitorizado 24 horas, sete dias por semana”, contou a mãe ao jornal, acrescentando que o filho está a dar-se “extraordinariamente bem”.

Este tratamento experimental com canábis tem como objetivo ajudar os bebés que correm o risco de sofrer convulsões e danos cerebrais. Os investigadores estão a tentar perceber se este é um método seguro e eficaz para reduzir o risco de lesões cerebrais nos recém-nascidos com encefalopatia hipóxico-isquémica.

Para além de Oscar, uma segunda criança nascida, em abril, no mesmo hospital também já faz parte do ensaio clínico. O estudo vai durar um ano e também vai ser feito noutras unidades neonatais de cuidados intensivos do Reino Unido, bem como noutros lugares da Europa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × four =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.