O co-fundador da Microsoft, Bill Gates, elencou quatro pilares que a sua fundação considera essenciais para combater a pandemia de covid-19, que já matou mais de 520 mil pessoas em todo o mundo.

Segundo o norte-americano, que falava esta terça-feira na reunião anual do Fast Company Impact Council, as vacinas, o desenvolvimento de ferramentas de diagnóstico, os tratamentos e formas de proteger comunidades vulneráveis são essenciais para combater o novo coronavírus, que surgiu em dezembro passado na China.

No mesmo encontro, Bill Gates recordou que existem, atualmente, mais de 100 projetos para desenvolver vacinas em curso. Destas, pelo menos uma dúzia são lideradas por empresas com antecedentes de aprovação governamental para a fabricação de vacinas.

Partindo destes números, o filantropo mostrou-se confiante de que uma destas vacinas esteja pronta já no próximo ano. “Só a amplitude deste portefólio utilizando todas as técnicas que temos para criar vacinas dá-me esperança de que até 2021 uma destas vacinas funcione. O sonho seria ter 14 mil milhões de doses e que estas chegassem a todos da noite para o dia”, continuou o milionário.

Bill Gates sublinhou ainda a importância do uso de máscaras de proteção individual para impedir a propagação do novo coronavírus. “Não usar máscara é difícil de entender até porque não é assim tão irritante”, começou por dizer.

“Não é caro e, ainda assim, algumas pessoas sentem que é um sinal de liberdade ou algo semelhante, apesar do risco de infetar outras pessoas“, rematou.

A pandemia do novo coronavírus já causou a morte a pelo menos 521.384 pessoas e infetou mais de 10,8 milhões em todo o mundo desde dezembro, segundo um balanço da agência noticiosa AFP baseado em dados oficiais.

De acordo com os dados recolhidos pela agência até às 11:00 de Lisboa, já morreram pelo menos 521.384 pessoas e há mais de 10.887.320 infetados em 196 países e territórios desde o início da epidemia, em dezembro de 2019 na cidade chinesa de Wuhan.

Pelo menos 5.585.100 casos foram considerados curados pelas autoridades de saúde.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seven − 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.