Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Cada mês de quarentena na Europa custa 3% do PIB. Recessão profunda “é inevitável”
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Economia - Cada mês de quarentena na Europa custa 3% do PIB. Recessão profunda “é inevitável”

EconomiaMundo

Cada mês de quarentena na Europa custa 3% do PIB. Recessão profunda “é inevitável”

Last updated: 30 Março, 2020 19:00
Redação
Share
SHARE

Vladimir Vyatkin / Wikimedia

Poul Thomsen, diretor europeu do FMI

O Fundo Monetário Internacional (FMI) calcula que cada mês de “quarentena” nos serviços não essenciais da economia custe 3% do PIB anual europeu, vaticinando por isso uma “inevitável” e “profunda” recessão na Europa em 2020.

“Nas grandes economias europeias, os serviços não essenciais fechados por decreto governamental representam cerca de um terço da produção”, explicou o diretor do FMI para a Europa, Poul Thomsen, num artigo no blog da instituição.

“Isso significa que cada mês com estes serviços fechados traduz-se numa descida de 3% do Produto Interno Bruto (PIB) anual“, acrescentou o mesmo responsável, apontado o forte ritmo de propagação da covid-19 na Europa.

Na zona euro em particular, Thomsen considerou que “a determinação dos dirigentes para fazerem o necessário para estabilizar o euro não deve ser subestimada”, num momento em que surgem críticas sobre a incapacidade dos países europeus se mostrarem solidários.

Para Thomsen, são “particularmente importantes” a intervenção “em larga escala” do Banco Central Europeu e o “apelo lançado pelos dirigentes europeus para o Mecanismo Europeu de Estabilidade, que vem completar os esforços orçamentais nacionais”.

Isso poderá permitir “garantir que os países que têm uma dívida pública elevada”, como por exemplo a Itália, particularmente afetada pela pandemia, “têm a margem manobra orçamental de que precisam para reagir energicamente à crise”, apontou.

A “principal preocupação” do FMI, nesta fase, diz respeito a “pequenos países fora da União Europeia (UE)”, explicou Poul Thomsen, que chefiou a missão da troika em Portugal.

“Com exceção da Rússia e da Turquia, a maioria das nove economias emergentes da Europa Central e de Leste que não pertencem à UE já pediu assistência de emergência através dos mecanismos de apoio financeiro rápido do FMI”, juntando-se a “mais de 70 outros países no mundo”, indicou Poul Thomsen.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueEconomiaEuropaFMIMundo
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Ginásios não podem cobrar mensalidade total. É um dos setores “mais afetados negativamente”
Next Article Caiu neve em Cinfães esta segunda-feira
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

eleven − two =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Castelo de Paiva prolonga prazo para registo gratuito de terrenos no BUPi até final de 2026

A Câmara Municipal de Castelo de Paiva anunciou a prorrogação do prazo para a identificação e registo de propriedades através…

Castelo de Paiva recebeu 27.º Campeonato Distrital de Corta-Mato Jovem com cerca de 200 atletas

O concelho de Castelo de Paiva acolheu, no passado sábado, 7 de…

Grupo Folclórico de Penafiel mobiliza 265 pessoas para peregrinação a pé a Fátima em maio

O Grupo Folclórico de Penafiel, através do seu núcleo de solidariedade “Os…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Provedora de Justiça diz que lei do financiamento dos partidos viola Constituição

António Cotrim / Lusa Maria Lúcia Amaral defende que a lei do financiamento dos partidos viola a Constituição e acusa…

Investigadores encontraram o “pássaro mais raro” do mundo no Brasil

American Bird Conservancy Depois de meses de busca sem frutos, um dos pássaros mais raros do mundo, que está em…

Banca está a condenar o programa “Casa Eficiente 2020” ao fracasso

asia4510 / Flickr Seis meses depois de ter sido lançado, o Casa Eficiente 2020 parece estar a ser asfixiado pela…

João Leão defende aumento do salário mínimo com significado (mas tem de ser equilibrado)

Miguel A. Lopes / LusaO ministro das Finanças, João Leão O ministro das Finanças, João Leão, voltou a defender um…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

5 + 8 =

Lost your password?