Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: General Pulaski, herói de guerra dos EUA. Era afinal uma mulher?
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - General Pulaski, herói de guerra dos EUA. Era afinal uma mulher?

CiênciaMundo

General Pulaski, herói de guerra dos EUA. Era afinal uma mulher?

Redação
Last updated: 9 Abril, 2019 10:45
Redação
Share
SHARE

(dr)

Casimir Pulaski, o polaco-americano que foi um dos heróis da independência dos EUA.

O herói de guerra Casimir Pulaski, que foi distinguido por George Washington pelo seu papel na luta pela independência dos EUA, pode, afinal, ter sido uma mulher ou intersexo, ou seja, uma pessoa que não encaixa nas definições típicas de nenhum dos sexos.

Esta conclusão surge depois de análises de ADN efectuadas aos ossos de Casimir Pulaski, general que lutou ao lado de George Washington pela independência dos EUA e cujo esqueleto foi retirado do monumento em sua homenagem em Savannah, na Geórgia.

Investigadores da Universidade do Sul da Geórgia detectaram que a sua estrutura óssea é demasiado delicada para ser de um homem, como explica a professora de antropologia Virginia Hutton Estabrook, que participou na pesquisa, em declarações divulgadas pela NBC News.

“Uma das formas em que os esqueletos de mulheres e homens são diferentes é na pélvis”, esclarece Estabrook. “Nas mulheres, a cavidade pélvica tem uma forma mais oval” e “é menos em forma de coração do que a pélvis dos homens”, acrescenta.

Ora, “Pulaski parecia muito mulher”, constata a investigadora, referindo que “a estrutura facial e ângulo da mandíbula eram decididamente do sexo feminino”.

A análise ao esqueleto detectou também extensa actividade de equitação e uma ferida de batalha na mão direita que está registada nos arquivos históricos.

Esta suspeita antiga em torno de Pulaski, que tinha baixa estatura e que nunca casou, é abordada num documentário do Canal Smithsonian intitulado “Era o General uma mulher? (“The General Was Female?” na versão original em Inglês). Aí se explica como os investigadores fundamentam a suspeita com a confirmação do ADN dos ossos de Pulaski através da comparação com uma filha de um sobrinha do general.

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=t2HZjc9hh1c?feature=oembed&w=700&h=394]

“O que sabemos de Pulaski é que havia andrógenos (hormonas masculinos) suficientes a acontecer no corpo para que tivesse pêlos faciais e calvície de padrão masculino“, constata Estabrook.

“Obviamente, havia algum desenvolvimento genital porque temos os seus registos de baptismo e foi baptizado como um filho”, diz ainda a investigadora.

“Um líder carismático”

Pulaski nasceu em 1745 na Polónia, no seio de uma família da nobreza. Era um oficial de cavalaria dotado e lutou contra os russos quando tentaram conquistar a Polónia. Depois foi obrigado a fugir para Paris quando se descobriu que fez parte de uma conspiração para matar um rei fantoche que os russos impuseram à Polónia.

E foi em Paris, que ele conheceu Benjamin Franklin, o inventor famoso por descobertas na área da electricidade que é considerado um dos pais dos EUA, por ter participado no movimento de independência do país.

Foi Franklin quem convenceu Pulaski a juntar-se aos rebeldes americanos que lutaram pela independência ao lado de George Washington, que viria a ser o primeiro presidente dos EUA.

Pulaski teve um papel decisivo na Batalha de Brandywine, em 1777, quando ajudou a evitar que as tropas britânicas capturassem Washington. Foi promovido por George Washington pela sua valentia e desempenhou um cargo relevante na preparação da cavalaria americana, apesar de mal falar Inglês.

Era “um líder carismático”, sublinha Estabrook, salientando que “as pessoas pareciam sentir-se atraídas por ele e dispostas a darem-lhe poder”. “As suas cartas revelam que pessoas no Congresso estavam irritadas com ele por ser muito exigente”, “mas pareciam respeitá-lo”, diz, concluindo que “havia, claramente, algum brilho e coragem nele a que as pessoas respondiam”.

Pulaski morreu em 1779, com 34 anos de idade, depois de ter sido ferido enquanto liderava uma divisão de cavalaria numa batalha em Savannah.

Ficou conhecido como “o pai da cavalaria americana” e, actualmente, ainda há várias escolas e ruas dos EUA com o seu nome, bem como um Dia de Parada que lhe é dedicado e que se realiza todos os anos, desde 1937, em Nova Iorque.

SV, ZAP //

TAGGED:ADNAntropologiaCiência & SaúdeDestaqueEUAHistóriaMundo
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Governo nomeou primo de Carlos César. Líder socialista nega envolvimento
Next Article João Ataíde é o novo secretário de Estado do Ambiente
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

four × one =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Travanca recebe a II Feira do Vinho Doce este fim de semana

O Largo de Santa Isabel, em Travanca, será o palco da 2.ª edição da Feira do Vinho Doce, que decorre…

Concurso Vinhos de Lisboa 2025 anuncia os grandes vencedores da região

O concurso acolheu mais de 150 referências, das diferentes denominações de origem,…

Resultados positivos na promoção do sucesso escolar no Douro, Tâmega e Sousa

Este avanço, para além de outras variáveis, reflete também o impacto da…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Encontrado em Jerusalém um raro amuleto islâmico com mil anos

(dr) אליהו ינאי / ארכי Amuleto encontrado na Cidade de David, em Jerusalém Uma equipa de arqueólogos que escavava uma…

Fotógrafos conheceram a aldeia de Pias em Cinfães

A meteorologia não ajudou a iniciativa ‘Limpar a Aldeia’ prevista para este sábado em Pias, no concelho de Cinfães. Não…

Por cada 100 casos de Covid-19 em Itália, Portugal já está a ter sete

(CC0) coyot / Pixabay Um estudo da Escola Nacional de Saúde Pública aponta para um cenário grave: “Estamos no mesmo…

É oficial: Venda da TVI à Altice não vai acontecer

(cv) Altice A Prisa confirmou, esta segunda-feira, a desistência do negócio para a venda da Media Capital, dona da TVI,…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

five × 3 =

Lost your password?