Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Ciência - Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

CiênciaCoronavírusMundoSaúde Pública

Novo estudo já marcou data para o fim da pandemia (e normalidade pode estar para breve)

Redação
Last updated: 23 Setembro, 2020 12:50
Redação
Share
SHARE

Jerome Favre / EPA

Um novo estudo da McKinsey prevê que o fim da pandemia só deve chegar no terceiro ou no quarto trimestre de 2021 nos países desenvolvidos. Contudo, o retorno à normalidade deve acontecer mais cedo.

O artigo da McKinsey apresenta dois pontos fulcrais para o fim da pandemia: um do ponto de vista epidemiológico – que acontecerá se for alcançada a imunidade de grupo – e o outro tendo em conta a transição para uma nova normalidade, diz o Observador.

De acordo com o estudo da consultora norte-americana, a pandemia deverá terminar no fim de 2021, por isso o regresso à normalidade deve instalar-se brevemente, mesmo a tempo da próxima primavera. O estudo também indica que a tão desejada imunidade de grupo deva chegar perto do outono, mas esta é uma previsão que encaixa na realidade dos países desenvolvidos.

Segundo as estatísticas, os autores consideram que os países mais desenvolvidos vão beneficiar de um regresso à normalidade mais cedo. Nestes casos é provável que o fim epidemiológico seja alcançado no primeiro ou segundo trimestre de 2021, em vez de no terceiro ou no quarto. Porém, para que isso seja uma realidade “todos os dias contam”.

O final da pandemia do ponto de vista epidemiológico vai variar de país para país e será afetado por vários fatores como a chegada, eficácia e adoção de vacinas contra a covid-19, tidas como as “maiores impulsionadoras” da imunidade coletiva.

Tendo em conta o que escreveram os autores do estudo, o nível de imunidade natural numa população também é importante, uma vez que estimam que entre 90 milhões e 300 milhões de pessoas em todo o mundo alcancem uma imunidade natural.

Os especialistas acreditam que uma ou mais vacinas possam ser sinalizadas para uso de emergência pela agência federal norte-americana para o medicamento – a FDA –  até ao final de 2020 ou início de 2021, e que recebam aprovação durante os primeiros três meses de 2021, o que vai permitir começar a imunizar a população.

Desta forma, os autores esperam que em apenas seis meses, se fará a distribuição de vacinas a uma proporção suficiente da população de maneira a induzir imunidade coletiva. No estudo pode ler-se que “a imunidade de grupo pode ser alcançada facilmente logo no segundo trimestre de 2021 se as vacinas forem altamente eficazes, e se lançadas sem problemas”.

Ainda assim, há a possibilidade das vacinas apresentarem problemas de segurança ou de eficácia – e caso a sua distribuição seja lenta – o fim da pandemia pode só chegar em 2022, ou até mais tarde, explica o Observador.

Num cenário mais negro, os EUA ainda poderão estar a enfrentar a doença em 2023 ou até depois.

Os autores dizem que os caminhos para alcançar a imunidade de grupo nos outros países desenvolvidos, são semelhantes aos dos EUA, sendo que as diferenças temporais estão relacionadas com o acesso e distribuição das vacinas.

Mesmo assim, ainda é provável que a doença se mantenha ativa em áreas do mundo afetadas pela guerra ou em comunidades com pouca adesão à vacinação.


TAGGED:Ciência & SaúdeCoronavirusDestaqueMundoSaúde Públicavacinação
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Comunicado da Câmara Municipal – Furto do Recheio da Casa da Boavista
Next Article Défice dispara para os 5,4% do PIB no 1.º semestre. Governo prevê défice de 7% para 2020
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

twenty − 8 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Tendais acolhe 1.º Fim de Semana Gastronómico com música e sabores regionais em fevereiro

A Associação de Defesa e Promoção da Freguesia de Tendais promove o 1.º Fim de Semana Gastronómico, sob a designação…

Castelo de Paiva: Festival da Sopa Seca de Pedorido transferido para o Salão da Junta devido à chuva

Face às previsões de precipitação para amanhã, 17 de fevereiro, o Festival…

O mau tempo obriga ao adiamento do “Enterro do Entrudo” em Pedorido para o próximo sábado

O Grupo de Dinamização e Cultura de Pedorido comunicou o adiamento da…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Quase 35 mil clientes pagaram fatura da EDP a dobrar

B Tal / Flickr Devido a uma anomalia, a EDP cobrou em duplicado a fatura da eletricidade do mês de…

“Anormal” e sem explicação. Incêndio de Monchique sem fim à vista

Filipe Farinha / Lusa Pelo sexto dia consecutivo, as chamas continuam a afectar Monchique e já se alastraram aos concelhos…

“É inaceitável”. JSD quer estudantes isentos de taxa turística

António Cotrim / Lusa A JSD questionou a Câmara Municipal de Lisboa por cobrar a taxa turística de dormida a…

PS continua em queda (e “se não mudar, pode dizer ‘bye bye’ à maioria absoluta”)

Mário Cruz / Lusa O secretário-geral do Partido Socialista, António Costa, com o presidente do PS, Carlos César O PS…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

1 × four =

Lost your password?