Início Notícias Sete distritos do continente e Madeira sob aviso laranja

Sete distritos do continente e Madeira sob aviso laranja

COMPARTILHAR
Mau tempo

Sete distritos de Portugal continental e a Madeira vão estar sob aviso laranja na quarta e na quinta-feira devido à previsão de agitação marítima forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria e Lisboa e a Madeira vão estar sob aviso laranja entre as 12:00 de quarta-feira e as 12:00 de quinta-feira devido à previsão de ondas de noroeste com 05 a 07 metros, podendo atingir os 09/11 metros de altura máxima.

De acordo com informação disponível na página da Marinha Portuguesa, estão hoje fechadas à navegação as barras marítimas de Caminha, Esposende, Vila Praia de Âncora e Ericeira enquanto as barras de Póvoa de Varzim, Vila do Conde e São Martinho do Porto estão condicionadas.

O aviso laranja, o segundo mais grave de uma escala de quatro, indica uma situação meteorológica de risco moderado a elevado. O aviso amarelo é emitido sempre que há situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

O IPMA prevê para hoje, nas regiões do Norte e Centro do continente, céu muito nublado ou encoberto, períodos de chuva fraca ou chuvisco, mais frequentes no litoral e até meio da tarde, vento em geral fraco do quadrante oeste, soprando temporariamente moderado nas terras altas, neblina ou nevoeiro, subida da temperatura mínima, que será acentuada em alguns locais, e pequena subida da máxima.

Em comunicado, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha aconselhou “a população em geral que até ao final de sexta-feira se abstenham da prática de passeios junto à costa e nas praias, bem como da prática de atividades lúdicas nas zonas expostas à agitação marítima, sendo essencial que assumam uma postura preventiva não se expondo desnecessariamente ao risco”.

Quanto às temperaturas, as mínimas vão oscilar entre 04 (na Guarda) e 10 graus (no Porto) e as máximas entre 10 (na Guarda) e os 20 graus (em Faro).

LEIA MAIS:

Combustão em mina de Castelo de Paiva “não representa alarme” segundo empresa

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × 3 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.