Início Notícias Nilton Bala dá conselhos de treino a dois dias de Campeonato Distrital...

Nilton Bala dá conselhos de treino a dois dias de Campeonato Distrital no concelho

COMPARTILHAR

A dois dias de acontecer um dos maiores eventos de atletismo no nosso concelho, o personal trainer (PT) Nilton Bala explicou a diferença entre treinar no inverno e no verão. Para este PT é importante atender à estação do ano para obter melhores resultados com a prática de exercício, já que “as respostas do organismo são diferentes de acordo com o clima e as condições em que se pratica”.

Nilton Bala afirma que é necessário ter cuidados com os horários em que se faz exercício para manter uma constante hidratação durante o esforço. No caso do treino durante o inverno, deve manter, segundo este personal trainer, os níveis de hidratação semelhantes aos do verão.
“A hidratação é um processo fundamental na reposição de água e sais minerais que se vai perdendo com a atividade física. Os isotónico são uma boa opção porque além de repor a água, repõe os sais perdidos através da transpiração. Estas bebidas possuem na sua composição hidratos de carbono, fundamentais para a reposição de energia”, salientou.
Na perspetiva de evitar lesões é fundamental realizar um bom aquecimento, incluindo alongamentos. Os praticantes que tenham alguma limitação respiratória como bronquite ou asma devem procurar realizar a atividade física em recintos fechados. Assim podem evitar o contraste da temperatura do ar que sai e que chega aos pulmões em temperaturas muito baixas.
Mesmo sem sede, é preciso manter uma boa hidratação durante todo o dia. E, ao sinal de tremores, palidez cutânea, rigidez de extremidade e défice de rendimento, a pessoa precisa parar imediatamente de treinar e procurar se aquecer. Estes podem ser sintomas de hipotremia, queda na temperatura do corpo que, em casos graves, pode levar à perda da consciência”, acrescento o personal trainer.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eighteen + two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.