A população deve ficar atenta, pois o IPMA classificou em risco máximo de incêndio hoje os concelhos de Arouca (Aveiro), S. Brás de Alportel e Alcoutim (Faro).

O IPMA colocou vários concelhos dos distritos de Faro, Beja, Lisboa, Santarém, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Bragança, Leiria, Coimbra, Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Viana do Castelo como também em risco de incêndio moderado. Castelo de Paiva segue sem alertas para novos incêndios.

Recorde-se que, em 2017, 80% do concelho de Castelo de Paiva ardeu. Foram dezenas de casas ardidas, mais de 200 pessoas retiradas para um pavilhão, fábricas destruídas e pessoas refugiadas em cafés ou a fugir.

Para evitar novos desastres, o risco de incêndio determinado pelo IPMA engloba cinco níveis, que podem variar entre o “reduzido” e o “máximo”, e serve como alerta para toda a gente.

O cálculo é feito com base nos valores observados às 13:00 em cada dia relativamente à temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

O IPMA prevê para hoje no continente céu pouco nublado ou limpo, apresentando períodos de maior nebulosidade no litoral oeste até final da manhã, nebulosidade que poderá persistir em alguns locais da faixa costeira a norte do Cabo Raso.

Está também previsto um aumento de nebulosidade no interior da região Sul durante a tarde, com possibilidade de ocorrência de aguaceiros fracos e dispersos.

A previsão aponta ainda para vento fraco, soprando temporariamente moderado de noroeste no litoral e nas terras altas durante a tarde e neblina ou nevoeiro matinal em alguns locais do litoral oeste.

As temperaturas mínimas no continente vão variar hoje entre os 10 graus Celsius (em Braga) e os 21 (em Faro) e as máximas entre os 22 (em Aveiro) e os 34 (em Évora, Beja e Santarém).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

five + eleven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.