Início Notícias Crónica: Academia de música de Castelo de Paiva

Crónica: Academia de música de Castelo de Paiva

COMPARTILHAR
ACADEMIA DE MUSICA DE CASTELO DE PAIVA 30 anos no ensino da música

30 anos no ensino da música

A 3 de Dezembro de 1988 foi inaugurada a Casa Municipal da Cultura,pelo então Presidente da República, Dr.Mário Soares,  tendo aí ficado instalada a então Escola de Musica de Castelo de Paiva. Decorria o ano lectivo 1989/1990 quando recebeu autorização provisória de funcionamento conforme protocolo rubricado entre o Ministério da Educação e a Câmara Municipal. E é assim que a Escola de Música foi sendo gerida pela Câmara Municipal até 1994, no entanto por razões de ordem legal e funcional, decidiu-se, por protocolo, transferir a sua gestão para uma pessoa colectiva, de índole associativa, ficando a denominar-se Academia de Música de Castelo de Paiva.
A Câmara Municipal para além do anual incentivo financeiro é proprietária do edifício onda a mesma funciona.

Surge assim a Academia de Música com o objectivo de gerir a Escola de Música, com Estatutos e regulamentos próprios. Ao longo da sua existência, considerando a especificidade do público escolar e a tradição musical do meio, a escola soube introduzir o currículo que melhor se adaptava às necessidades locais. Por outro lado, os cursos propostos, têm procurado ao longo destes 25 anos dar resposta aos organismos existentes, nomeadamente, Bandas de Música, Grupos Corais, Grupos Etnográficos e Ranchos Folclóricos.

Na Academia encontram-se em permanente interacção diferentes grupos: alunos, docentes, não docentes e famílias. Com características e papéis diversos trabalham em função de um objectivo comum movendo-se como autêntica comunidade educativa.
Ao nível dos alunos verificou-se que a população escolar foi crescendo para números na ordem das centenas, muito nos últimos anos por força dos acordos celebrados com os agrupamentos de Escolas.

A Academia caracteriza-se por um elevado número de cursos que desde a primeira autorização de funcionamento, levaram a matricular-se nesta Instituição mais de 2500 alunos na Academia, tendo uma percentagem considerável ingressado no Ensino Superior em Cursos da Área de Música e muitos deles já com provas dadas no mundo profissional.
Assim, a Academia de Música tem tido nos últimos anos no concelho de Castelo de Paiva e por todo o País uma importância cultural e educacional, por outro lado nestes 30 anos de história, a nossa Academia foi fundamental no ensino, promoção e divulgação da cultura musical no concelho e concelhos vizinhos.

Face ao crescimento que a Academia estava a ter, em 2008, propusemos um protocolo para que passasse a gerir o Auditório Municipal instalado na Quinta do Pinheiro.
Assim, foi considerando todo este historial que em 2008, de acordo com o artigo 10º do Regulamento de Distinções Honoríficas em vigor no Município, propus e foi aprovada por unanimidade no Executivo Municipal a atribuição da Medalha de Prata de Mérito Municipal à Academia de Música de Castelo de Paiva, tendo a mesma sido entregue no dia 3 de Dezembro de 2008, perante um auditório municipal repleto.

Como Presidente da Direcção da Academia de Música, de 1998 a 2005 e como Presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, de 1998 a 2009, fui convidado para os eventos que ontem a Academia levou a efeito.

Foi um dia muito importante para a história deste prestigiada Instituição e que tive a honra de estar presente.

Renovo aqui os  meus sinceros parabéns à Academia de Música de Castelo de Paiva pela passagem do seu 30º Aniversário.

Paulo Ramalheira Teixeira


  • Espaço livre para publicações de crónicas e poemas. Os textos não são editados nem alterados.
  • A responsabilidade pelo texto aqui redigido é inteiramente do autor e seu envio é registado via assinatura digital. 
  • Tens uma crónica ou um poema? Enviem-nos para info@paivense.pt ou por mensagem em nossa página no Facebook

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

nineteen − five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.