Início Castelo de Paiva Castelo de Paiva: Casa de Algar apresenta safra 2018 ‘Pata da Burra’...

Castelo de Paiva: Casa de Algar apresenta safra 2018 ‘Pata da Burra’ e revela novidades para 2019

A grande novidade é o Pata da Burra Superior, criado com uma nova casta de uvas e que apresenta sabor diferenciado frente aos demais vinhos verdes brancos da marca.

COMPARTILHAR
vinhos Pata da Burra para 2019

A cumprir o que já se tornou uma tradição que já se estende por 9 anos, a Casa de Algar voltou a organizar a apresentação dos seus vinhos da Colheita de 2018, no passado sábado, dia 18 de Maio na sua quinta, em Algar, Stª Maria de Sardoura, no concelho de Castelo de Paiva, na presença de convidados, membros da imprensa, amigos da casa de Algar e do edil paivense Gonçalo Rocha.

Apresentação dos vinhos da Casa de Algar para 2019

Neste evento, foi apresentada a marca de vinho verde Pata Da Burra para 2019. Houve provas das diversas variedades, cada uma com características singulares. Além do premiado vinho monovarietal de características excecionais, o Pata da Burra Avesso, distinguido no Concurso dos Vinhos Verdes da CVRVV com um Verde de Honra, também houve provas de todos os demais vinhos que a marca trará neste ano, o Escolha, o Rosé, o Premium e a grande novidade que é o Pata da Burra Superior, criado com uma nova casta de uvas e que apresenta sabor diferenciado frente aos demais vinhos verdes brancos da marca.

Vinhos Pata da Burra para 2019 apresentados no evento

Os vinhos da “Casa de Algar” resultam de um projecto familiar de longa data, actualmente dirigido pelos Engenheiros Alberto Guedes da Costa e sua mulher Ana Maria Crava, bem como pelas três filhas do casal. A quinta vitivinícola distribuída por 10ha, localiza-se em Castelo de Paiva numa encosta que goza de uma exposição privilegiada, a cerca de 150m de altitude.

Vinícola em Castelo de Paiva que dá origem ao vinho verde Pata da Burra

Alberto Guedes da Costa revela a origem do emblemático nome de seus vinhos: “ficamos à procura de um nome que representasse a quinta e que ficasse no ouvido. Até que minha esposa sugeriu ‘Pata da Burra’, porque temos um campo chamado Pata da Burra, aonde é cultivado o Avesso, e correu bem. Este nome passou a representar o nosso vinho”.

Alberto Guedes da Costa

Os apreciadores de rosé tem também um Pata da Burra Rosé feito exclusivamente com a casta Espadeiro. O Pata da Burra Tinto da casta vinhão também estará presente para a apreciação dos especialistas das terras de Paiva e dos amantes do vinho da região.

O enólogo Jorge Sousa Pinto durante degustação de vinhos Pata da Burra

À semelhança de anos anteriores, a apresentação esteve a cargo da Casa de Algar (produtor) e do Eng.º Jorge Sousa Pinto (enólogo), que proporcionou uma conversa animada com todos os participantes, de forma a guiar-nos na descoberta de cada um dos vinhos num ambiente acolhedor e descontraído.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

4 × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.