Início Castelo de Paiva Castelo de Paiva: documento de 1580 em exposição mostra como era a...

Castelo de Paiva: documento de 1580 em exposição mostra como era a vida e a sociedade paivense no século XVI

COMPARTILHAR

O documento datado de 1580 é o mais antigo do acervo documental preservado pela Câmara Municipal de Castelo de Paiva. De valor histórico inestimável, nele são descritos os impostos que os habitantes do lugar do Pereiro tinham de pagar à Igreja de São João Batista da Raiva (nos dias de hoje, o lugar do Pereiro ainda existe e pertence à freguesia da Raiva, Pedorido e Paraíso) e revela um pouco de como era a vida em terras paivenses na altura.

A fundação do município (ou foral) de Castelo de Paiva data de 1513, início do século XVI. Este documento, que está agora disponível para o público, é o de data mais próxima à fundação de Castelo de Paiva e nos dá a saber através do que descreve, mais sobre como era a vida e quais eram os costumes da sociedade paivense naquela altura.

Através do documento é possível perceber a importância da Igreja na vida quotidiana e sua influência em diversos assuntos, assim como na organização da sociedade civil.

Na altura, a forma de pagamento normalmente era em géneros, como por exemplo uma galinha e também uma determinada importância em dinheiro. Este conjunto de documentos regista a celebração destes acordos entre os moradores do dito lugar e a Igreja da Raiva ao longo de vários anos.

O documento encontra-se em exposição no Centro de Interpretação da Cultura Local em Castelo de Paiva, na freguesia de Sobrado.

Endereço: Largo Conde de Castelo de Paiva 23, Sobrado.

Horáriosde 9h as 17h

Telefone255 689 500

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

5 × five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.