Início Notícias Filósofo celebra os 840 anos de Portugal e o orgulho português

Filósofo celebra os 840 anos de Portugal e o orgulho português

COMPARTILHAR
Orgulho português

Portugal completa esta quinta-feira 840 anos. Embora a data não seja um consenso entre os historiadores, ela está de acordo com a Bula Papal que reconheceu Portugal como reino independente a 23 de maio de 1179.

 A Bula Manifestis Probatum confirmou então, há 840 anos, D. Afonso Henriques como rei de Portugal, colocando o novo reino, independente do Reino de Leão, sob protecção direta do Papa, entidade suprema na época. Este reconhecimento surge 36 anos depois do Tratado de Zamora, assinado a 5 de outubro de 1143, data em que Afonso VII de Leão e Castela reconheceu  Portugal como reino e D. Afonso Henriques como rei, reconhecido pela Santa Sé quase 40 anos depois, quando o Papa Alexandre III concedeu uma espécie de confirmação do Tratado de Zamora.

O filósofo luso-brasileiro Fabiano de Abreu declarou o que sente em relação a data e da importância da ocasião: “Descobrimos o mundo, fomos um marco na evolução, caímos no esquecimento por ironia do destino, pois éramos poucos, pois os poucos não propagaram como os profetas o fizeram. Agora somos descobertos pelo charme da nossa história, pois ficamos em silêncio enquanto os outros buscaram seus destaques. O mesmo destino que nos deixou em stand by, nos manteve intactos na nossa história e agora somos belos de cultura, de natureza, de simpatia, repletos de história na nossa geometria natural e populacional. Parabéns Portugal”, declarou.

Fabiano de Abreu e sua filha, Gabriela – Foto: Reprodução

Mini biografia

Fabiano de Abreu é um filósofo e jornalista nascido no Rio de Janeiro na colónia portuguesa. Filho de Maria Ascenção Agrela de Abreu da Ponta do Sol na Ilha da Madeira e descendente direto do navegador português António de Abreu da Ilha da Madeira, homenageado no famoso Monumento aos Navegantes.

Navegador português António de Abreu no Monumento ao Descobrimento, em Lisboa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.