Início Bienal 2ª Edição da Bienal da cultura arranca domingo em Castelo de Paiva

2ª Edição da Bienal da cultura arranca domingo em Castelo de Paiva

COMPARTILHAR

O regresso à actividade cultural em Castelo de Paiva faz-se já, no final da tarde do próximo Domingo, dia 14, com o arranque da 2ª edição da Bienal da Cultura uma iniciativa municipal que, sob o tema “ O rio, a terra e as gentes “, vai decorrer até 20 de Julho no território paivense, evidenciando um programa multi-cultural e diferenciado, a celebrar a cultura e a criatividade na relação entre pessoas e as tradições locais.

Payva D’ouro

Um dos maiores momentos previstos para este evento está agendado para 19 de Julho, às 22h. O espectáculo Payva D’Ouro, assinado por António Capelo, que configura o regresso do Teatro do Bolhão a Castelo de Paiva, fará uma apresentação dedicada ao tema “O Rio, a Terra e as Gentes “ a ter lugar no Largo do Conde, com um evento teatral e multidisciplinar de larga escala, envolvendo profissionais daquela companhia teatral portuense e mais de 500 pessoas.

Segundo os organizadores, Payva D’ouro apresenta-se como uma celebração da região de Paiva, da sua identidade e da memória colectiva das suas gentes e constrói-se a partir da presença do rio e da sua relação orgânica com a terra a as gentes. O rio é entendido como ponto de partida e de chegada, caminho, espaço de viagem, de trabalho e de vivência quotidiana.

António Capelo, responsável artístico pela iniciativa teatral comenta que: “ o adro da igreja transformar-se-á num enorme cais, onde a vida se anima… e a nossa memória se ergue à altura da vela que evocará, em imagens, o tempo que já foi de outros, dos outros que foram a nossa família e continuam a ser a nossa comunidade. Onde os sons vão encher os nossos ouvidos das cantigas que ouvimos em casa, nas ruas, nos campos e sobre as próprias águas dos rios todos do nosso concelho”. O espetáculo decorre em parceria com a Academia de Música de Castelo de Paiva, cujo coro e orquestra vão actuar ao vivo em Payva d’Ouro, interpretando músicas do Cancioneiro Popular da região.

Clique para ampliar