Início Castelo de Paiva António Capelo proposto pelo Executivo da CM à Medalha de Mérito Municipal

António Capelo proposto pelo Executivo da CM à Medalha de Mérito Municipal

COMPARTILHAR

António Martins Moreira Capelo mais conhecido por António Capelo natural de Pedorido, em Castelo de Paiva, nasceu a 16 de Abril de 1956 é um premiado actor Português. Para além de ser uns dos responsáveis pela bienal de Castelo de Paiva, será indicado pelo presidente Gonçalo Rocha para receber a Medalha de Mérito Municipal de Ouro.

O anuncio foi feito durante a colectiva de imprensa realizada neste sábado, 29 de Junho, e surpreendeu inclusive o próprio António Capelo que se emocionou com as palavras do presidente: “Irei apresentar na próxima reunião do Executivo Municipal a proposta para atribuir a justa distinção e o reconhecimento público deste ilustre Paivense e grande personalidade da Cultura Portuguesa, António Capelo. A cerimónia pública decorrerá na nossa próxima Bienal da Cultura” .

Trajectória

António Capelo frequentou o Curso de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Profissionalizou-se como actor em 1977. Desde a juventude que reside no Porto e, aí tem desenvolvido a maior parte da sua actividade como actor e encenador. Integrou elencos das companhias Seiva Trupe, TEAR, A Barraca, Ensemble e Teatro do Bolhão. Paralelamente tem trabalhado nas áreas das dobragens, em cinema e em produções televisivas. Dirigiu também o Teatro Universitário do Porto.

Ver esta publicação no Instagram

Viva Zé Gigas, poeta popular…!

Uma publicação partilhada por António Capelo (@capelo_antonio) a

Encenador em várias destas estruturas e em outras companhias da cidade do Porto. É um dos fundadores do FITEI e também da ACE, onde é um dos directores e o seu Director Artístico. Desde há 15 anos tem dedicado grande parte da sua actividade profissional ao ensino, tendo trabalhado com várias escolas estrangeiras. Várias vezes nomeado para os mais variados prémios de interpretação, foi prémio da crítica para melhor actor em 1983.