Início Ambiente Finalmente o Verão chega a Castelo de Paiva

Finalmente o Verão chega a Castelo de Paiva

Ao longo da semana, de 4 a 13 de Julho, as temperaturas vão se manter acima dos 25ºC na região de Castelo de Paiva. Segundo o IPMA (Instituto Português de Mar e Atmosfera), as temperaturas de verão tão aguardadas finalmente chegaram.

Com este calor, os Paivenses podem frequentar a Piscina Municipal do Castelo e também varias praias fluviais espalhadas pelo concelho.

Devido as temperaturas muito altas e prolongadas horas de exposição solar, os Paivenses tem que tomar as devidas protecções como não andar ao sol em períodos de maior calor, usar chapéu e protector solar.

Alerta à população

Segundo o IPMA, dias 4, 5 ,6 as pessoas tem que ter muito cuidado com a exposição ao sol, pois a emissão de raios ultravioleta estarão a cima de 7, em uma escala de 0 a 10, onde existirá uma maior probabilidade de as pessoas apanharem doenças de pele ou ate mesmo cancro, a depender da sensibilidade de cada individuo a desenvolver melanomas.

Efeitos da radiação UV

Efeitos biológicos agudos ou imediatos: eritema (ou queimadura de pele), bronzeadomento, produção de vitamina D e imunodepressão.

Efeitos biológicos crónicos ou tardios: A longo prazo, a radiação pode induzir alterações degenerativas nas células, tecidos fibrosos e vasos sanguíneos, causar reacções inflamatórias nos olhos e levar ao envelhecimento prematuro da pele, destacando-se como efeitos crónicos o cancro e a catarata.

Outros efeitos: As prolongadas exposições, mesmo com baixas intensidades, podem produzir cataratas, pterígio ( crescimento benigno de tecido na corneá do olho) ou alguns tipos de carcinoma (tumor maligno desenvolvido a partir de células epiteliais”uma das 4 camadas da pele”), que podem ser irreversíveis ou exigir uma intervenção cirúrgica.