Início Marco de Canaveses Inauguração da electrificação da linha entre Caíde e Marco de Canaveses

Inauguração da electrificação da linha entre Caíde e Marco de Canaveses

COMPARTILHAR

Foi inaugurada oficialmente na manhã do dia 15 de Julho, a circulação das composições elétricas no troço da Linha do Douro entre Marco de Canaveses e Caíde.

Na viagem inaugural, a Presidente da Câmara Municipal do Marco de Cananveses , Cristina Vieira, membros do Executivo e vários Presidentes de Junta do concelho acompanharam o Primeiro-Ministro, António Costa, o Ministro das Infraestruturas e Habitação, Pedro Nuno Santos, o Secretário de Estado das Infraestruturas Jorge Delgado, o Presidente da CP Carlos Nogueira e o Vice-Presidente da Infraestruturas de Portugal Carlos Fernandes.

As viagens entre o Marco e o Porto passam, a partir de agora, a durar cerca de 1h15, sem necessidade de transbordo em Caíde.

A conclusão desta empreitada envolveu um investimento de cerca de 10,5 milhões de euros, numa extensão de 14,2 quilómetros, em 270 dias, segundo informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Foi realizada, entre outros trabalhos, a electrificação da linha, a intervenção nos túneis de Caíde, Gaviara e Campainha, a renovação integral da superestrutura da via e o prolongamento das plataformas de passageiros nos apeadeiros de Oliveira e Recesinhos e reposicionamento da plataforma na estação de Livração.

Esta empreitada integra o projecto de modernização da Linha do Douro, sendo agora o passo seguinte a electrificação da linha até à Régua, perfazendo uma extensão total de 58 quilómetros desde Caíde. Este projecto está a ser desenvolvido pela Infraestruturas de Portugal, no âmbito do plano de investimentos na Rede Ferroviária Nacional – Ferrovia 2020.