Início Notícias Fabiano de Abreu: 10 dicas para combater a solidão

Fabiano de Abreu: 10 dicas para combater a solidão

“Sempre que pensar em menosprezar alguém, lembre-se que: avaliar as pessoas de forma positiva, faz de si alguém relevante e menos solitário”- Fabiano de Abreu.

Fabiano de Abreu, filósofo e investigador, dá 10 dicas para quem sofre de solidão. 

 1 – Frequente lugares públicos 

Trata-se de um método óbvio, isolar-se e permanecer só, não salva ninguém da solidão. Ambientes públicos aumentam as chances de conhecer pessoas. Mas esteja aberto a isso. Ser negativo só atrai coisas negativas e afasta pessoas positivas. 

2 – Desligue as redes sociais por um instante 

Isso mesmo, apesar das rede sociais atraírem milhares de pessoas e rodear-nos de amigos virtuais, estes meios podem gerar solidão e depressão. A ideia de ter amigos online é uma ideia falsa da realidade. 

3 – Seja positivo

Acabe com os pensamentos negativos, seja positivo. A maneira positiva de ver a vida e as pessoas, afasta o sentimento de solidão, depressão e ao invés de afastar pessoas, atrai-as. 

4 – Tenha planos futuros 

Planos e ações ocupam a mente para que não pense na solidão. Mas não faça disso a sua única opção ou quando perceber, o tempo passou e está sozinho. Lembre-se que tudo na vida demanda moderação.

5 – Animais de estimação 

Animais de estimação, principalmente os que interagem, são ótimas companhias, combatem a solidão e distraem-nos. 

6 – Não confunda um sentimento momentâneo com a realidade 

A solidão é momentânea, não faça disso uma realidade permanente para não se afundar na solidão alongo prazo. 

7 – Não se isole

A vontade de se isolar como consequência da solidão é comum, mas pode ser perigosa. Nessas horas, o melhor é procurar um familiar ou um amigo e simplesmente conversar. 

8 – Ouça os outros

Mostre-se participativo, ouça mais e fale menos e conquistará todos à sua volta. Cuidado com o egocentrismo, isso afasta as pessoas. 

9 – Elogie não critique

Não menospreze nem julgue as pessoas. Para opinarmos, temos que ter conhecimento pleno sobre o assunto em questão ou caímos em descrédito e geramos sentimentos negativos. Todos gostam de elogios, mas se tiver que criticar, faça-o com compaixão e racionalmente. Ninguém gosta de receber críticas. 

10 – Procure um psicólogo  

Caso a solidão esteja a resultar em depressão, procure um profissional, um psicólogo poderá ajudá-lo nessa situação e dar-lhe estratégias profissionais para se sentir melhor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

five − three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.