A impressora 3D S-Squared (SQ3D) construiu um protótipo básico de uma casa em cerca de 12 horas. A estrutura tem 46 metros quadrados e foi construída através de uma mistura de cimento em camadas.

O trabalho foi dividido por fases, para que a impressora 3D pudesse testar os seus equipamentos e técnicas. O método de construção envolveu um bico para extrusão de uma mistura de cimento em camadas para criar a forma de uma casa.

A impressora 3D deixou lugares destinados a janelas, portas e telhado para que os trabalhadores as pudessem terminar. Assim que o protótipo ficou acabado, os trabalhadores deram os últimos retoques.

“As aberturas foram impressas, com pausas planeadas, para os trabalhadores conseguirem inserir as janelas e as portas — um trabalho de dois minutos“, explica a empresa da SQ3D à News Atlas.

A empresa utilizou um “bocal rotativo (tangencial), com uma saída retangular, para extrusão de uma fita controlada, entre algumas outras funções experimentais”.

O objetivo da empresa é facilitar a instalação de canalizações, eletricidade e outras utilidades. “Podemos personalizar a estrutura interna das paredes interiores e exteriores, não só para tornar a estrutura mais resistente, mas também para escolher onde e como estas utilidades vão ser utilizadas”, explica a empresa.

A 3D S-Squared é uma impressora cartesiana de estilo pórtico simples. O projeto, feito em Long Island, Nova Iorque, foi considerado o primeiro passo, mas foi demolido logo após a sua conclusão. A SQ3D planeia construir outra casa maior, adequada para ocupação.

No futuro, a empresa ambiciona ter uma oferta de habitação acessível em grande escala e também está a explorar a possibilidade de habitações humanitárias, residências locais, entre outros.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

3 × three =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.