Início Castelo de Paiva Mais de 60 ninhos de vespa asiática foram encontrados em Castelo de...

Mais de 60 ninhos de vespa asiática foram encontrados em Castelo de Paiva

COMPARTILHAR

Mais de 60 ninhos de vespa asiática já foram encontrados e identificados em Castelo de Paiva, espalhados por todas as freguesias do concelho. Estes insectos tem causado prejuízos a produtores rurais no concelho e trazem preocupação à população em geral.

Sabe-se que cada ninho pode conter até cerca 2200 vespas. Destas 150 são fundadores de novas colmeias que, no ano seguinte, poderão criar pelo menos 6 novos ninhos.

O caso mais recente, na Frutaria, freguesia de Sobrado e Bairros, está a tirar a paz dos moradores: “A Câmara Municipal diz que é da responsabilidade dos Bombeiros Voluntários e estes dizem que a responsabilidade é da Câmara Municipal. O que é certo é que o ninho lá continua, cada dia maior, e ninguém resolve a questão”, referiu um morador de Bairros.

O número de denúncias relacionadas com esta espécie a nível nacional não tem parado de aumentar. De 499 casos registados em 2017 pela Linha SOS Ambiente e Território da GNR, o número passou para 708 no ano seguinte e, este ano, vai já em 865, segundo dados da Guarda.

Chegada do outono deve tornar os ninhos mais visíveis

Os ninhos costumam ser implantados em locais de difícil visibilidade, geralmente nas copas das árvores, por vezes a mais de meio metro de altura. Com a folhagem, torna-se ainda mais difícil detetá-los, sobretudo no período entre junho e setembro. É no outono, com a queda das folhas, que se tornam mais visíveis.

O que fazer ao encontrar um ninho de vespa asiática?

Os especialistas consultados são unânimes em referir que nunca se deve aproximar do ninho, nem tentar mexer-lhe, porque esta espécie reage muito a perturbações.

Ao encontrar um ninho, deve contactar a linha SOS AMBIENTE (808 200 520) ou preencher um formulário disponível no site sosvespa.pt, que deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal da área onde ocorreu a observação.

Pode também solicitar a colaboração da junta de freguesia mais próxima do local de deteção ou suspeita para o preenchimento do formulário. Sempre que possível, deverá anexar fotografia da vespa ou do ninho para facilitar a sua identificação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.