Voluntários recolhem lixo das margens do Rio Paiva - Foto: Reprodução / Facebook

Quase 100 pessoas trabalharam como voluntários no último fim de semana na iniciativa de recolha de lixo das margens do Rio Paiva em três concelhos, Moimenta da Beira, Vila Nova de Paiva e Castelo de Paiva.

A operação “Vamos Limpar o Rio Paiva”, recolheu cerca de 100 quilos de lixo. Segundo a S.O.S. Rio Paiva, entidade organizadora da iniciativa, as ações tem como objetivo “sensibilizar a população para o problema do lixo acumulado nas margens do Rio Paiva, e alertar para os problemas de poluição que afetam este curso de água”, conhecido durante muitos anos como o mais limpo da Europa.

Lixo recolhido durante a ação de limpeza do Rio Paiva

As ações de recolha de lixo decorreram durante toda a manhã nas praias fluviais de Segões e Quinta da Azenha, no concelho de Moimenta da Beira, e em Fráguas e no Parque Urbano de Vila Nova de Paiva. A campanha prosseguiu na zona de Várzea (Castelo de Paiva).

Recorde-se que além do problema do lixo, têm sido denunciadas descargas ilegais em algumas partes do rio Paiva, inclusive próximo a uma ETAR em Vila Nova de Paiva e em Castro Daire, conforme noticiado pelo Jornal Paivense. Entidades como a Quercus Aveiro e outras ligadas ao ambiente e a preservação do rio estão a averiguar o caso.

Recorde-se também que algumas praias fluviais do Rio Paiva chegaram a ser interditas devido a contaminação por salmonella.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

six + seven =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.