Início Alpendura ADEP promove em Castelo de Paiva evento que integra Dias Europeus dos...

ADEP promove em Castelo de Paiva evento que integra Dias Europeus dos Caminhos de Santiago

O evento “Na senda de Almansor, a caminho de Santiago!” tem inscrições gratuitas e acontece no dia 20 de outubro, tem início marcado às 9h, em Almansor, em Castelo de Paiva. A ADEP busca evidenciar a relação histórica do concelho com os Caminhos de Santiago.

COMPARTILHAR

A Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico e Cultural de Castelo de Paiva (ADEP) promove no dia 20 de outubro o evento “Na senda de Almansor, a caminho de Santiago”.

A iniciativa integra o programa Dias Europeus dos Caminhos e tem início marcado às 9h, em Almansor, Castelo de Paiva. Os caminheiros partirão de Almansor e passarão por Escamarão, em Souselo, onde farão a travessia de barco para Bitetos – Marco de Canaveses a terminar no mosteiro de Alpendorada.

O objetivo da organização é percorrer uma etapa do caminho, (que terá feito Almansor o audacioso hijab do Califa de Córdova, decidido a chegar e a saquear Santiago de Compostela), vindo do sul, passar o rio Arda (imediações do lugar de Almansor – Castelo de Paiva), para entrar e atravessar o concelho de Castelo de Paiva, no sentido sul – norte, dirigir-se à foz do rio Paiva, transpô-lo e aí também o rio Douro, (travessia de barco) em Escamrão, e chegar ao Convento de Alpendorada, já no concelho do Marco de Canaveses.

A organização pede a todos espírito de colaboração e a atenção e cuidados que o percurso exige. A participação é isenta a todos de qualquer pagamento. No entanto, ao final do percurso, será oferecida uma opção de refeição no local com preço popular (5 euros).

O presidente da ADEP, Dr. Martinho Rocha, referiu sobre a iniciativa: “Estamos ligados e relacionados com a comemoração do Dia Europeu dos Caminhos de Santiago, uma efeméride a nível de Europa. Há outras iniciativas a nível nacional que serão realizadas por todo o país e internacionalmente. Nós estamos a promover este evento para reconhecer e colocar este itinerário no mapa, evidenciar o concelho de Castelo de Paiva no roteiro dos caminhos de Santiago e a relação que temos cá no nosso concelho com essa figura mítica que foi Almansor, envolvido em guerras em nossa região, segundo registos históricos, em locais como Paredes, Penafiel, Braga e o nosso concelho, que seria parte do antigo caminhos dos concelhos do sul do Douro que fazem travessia na nossa região, na Ilha do Castelo em direção ao Marco de Canaveses, do lugar de Almansor até o mosteiro de Alpendorada. Esta será uma referência ao caminho que ele terá feito por estes concelhos em direção a Santiago”,

O percurso segue o caminho “de Fátima” já sinalizado, a percorrer no sentido inverso, a iniciar com uma concentração em Almansor, Paraíso, seguindo depois para o Pejão, Carvalho Mau, Sabariz, Cruz da Carreira, Nojões, Ponte do Concelho, Travessa do Mineiro, Rua Emidio Navarro, Vila, Parque das Tílias, Castelo, Escamarão, (barco), Bitetos, e termina no Mosteiro de Alpendorada, Marco de Canaveses com uma visita aos claustros.

“Haverá assegurado transporte para retornar do Mosteiro de Alpendurada ao local de início da caminhada.

Existe também a possibilidade da oferta de uma t-shirt comemorativa do evento, ainda em fase de preparação com novos parceiros que surgiram recentemente.

A pé, de bicicleta ou a cavalo participe neste evento. Faça a sua inscrição através do link: https://docs.google.com/forms/d/1MaqAZYbPCoSbaopx1a1gzYTO5gEU_jehpRmlsOYMkRQ/edit?usp=drivesdk

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

eleven − 6 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.