Início Cinfães Orçamento aprovado pela CM de Cinfães para 2020 divide opiniões

Orçamento aprovado pela CM de Cinfães para 2020 divide opiniões

COMPARTILHAR

A Câmara Municipal de Cinfães aprovou o orçamento para 2020 em meio a uma votação que dividiu opiniões e teve a abstenção da oposição. O valor aprovado é de quase 20 milhões de euros.

O executivo apontou como prioridades para 2020 o urbanismo, o desporto, o lazer, a educação e a saúde. Segundo Armando Mourisco, a transparência e o rigor nas contas serão a base da política orçamental.

Impactos do orçamento para 2020

Educação

Com o orçamento aprovado, a CM de Cinfães vai assegurar transportes escolares gratuitos para todos os alunos do concelho. A autarquia irá também oferecer cadernos de fichas e um kit individual de material aos alunos do primeiro ciclo.

Dentro das medidas do executivo, preveem-se ainda a atribuição de bolsas de estudo aos alunos do ensino superior, a construção de salas de aula de futuro, com equipamentos interativos.

Desporto

A CM afirma que acontecerá a introdução do xadrez e do ténis de mesa nas escolas, assim como a requalificação e construção de novos recintos desportivos, e a beneficiação das vias municipais.

Tributação

O IMI (Imposto Municipal sobre os Imóveis) não será reajustado e deve se manter no nível mais baixo permitido por lei, 0,3 por cento.

A Câmara de Cinfães abdicará de 2% do IRS em favor das famílias.

Subsídios

Manter-se-ão os programas municipais como incentivo à natalidade, com a atribuição de 1.000 euros por bebé, o apoio ao arrendamento e os apoios de incentivo à raça arouquesa.

Abstenção do PSD

Em comunicado, o PSD refere que não foi chamado a participar na elaboração do orçamento municipal. O partido também alega que não foram consideradas as ideias apresentadas ao Executivo ao longo do mandato.

O vereador do PSD Bruno Rocha também referiu que o concelho de Cinfães é bastante dependente do Estado, “resultado da incapacidade do município de gerar receita”, e afirmou que os sectores do emprego, da economia e do empreendedorismo são subvalorizados pela administração, quando deveriam receber atenção máxima, já que criam empregos e fixam os jovens na vila.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

seven + 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.