Início Ambiente Castelo de Paiva: ICNF considera cedro da Frutária uma ‘árvore de interesse...

Castelo de Paiva: ICNF considera cedro da Frutária uma ‘árvore de interesse público’

Foto: António Ribeiro

Boas notícias para os defensores do ambiente e do património natural do concelho de Castelo de Paiva. O Cedro da Frutuária, na freguesia de Sobrado e Bairros, situado frente às instalações da ADEP, foi classificado pelo Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) uma “Árvore de Interesse Público”, considerada Monumento vivo do concelho.

A informação, divulgada na internet através das páginas de Facebook ‘Ser Paivense’ e ‘O Paivense’, refere que esta é uma conquista que foi obtida através do Movimento Cidadãos do Mundo, que tem como director Luis Moreira.

Arvoredo de Interesse Público

O Arvoredo de Interesse Público compreende exemplares isolados ou conjuntos arbóreos que, pela sua representatividade, raridade, porte, idade, historial, significado cultural ou enquadramento paisagístico, possam ser considerdos de relevante interesse público e se recomenda a sua cuidadosa conservação.

A classificação de arvoredo de interesse público é um instrumento essencial para o conhecimento, salvaguarda e conservação de elementos do património nacional de valor e, simultaneamente, pode constituir uma importante fonte de valorização e divulgação desse mesmo património, a servir de estímulo para um maior envolvimento da sociedade em geral na sua inventariação e proteção.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

19 + eight =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.