Início Castelo de Paiva CM de Castelo de Paiva anuncia concurso para obras de estabilização dos...

CM de Castelo de Paiva anuncia concurso para obras de estabilização dos Penedos de São Domingos

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Gonçalo Rocha, anunciou por meio de seu perfil na rede social Facebook esta sexta-feira (24) o lançamento do concurso da empreitada da estabilização dos penedos de São Domingos.

A obra trata-se de uma intervenção de engenharia para travar ou impedir deslocamentos dos rochedos da encosta do Monte de São Domingos, para além de ser um anseio antigo da comunidade que vive naquela localidade.

Em sua publicação, Gonçalo Rocha informou que a obra está orçada em 480.915,00€ e será financiada em 75% pelos Fundos Comunitários (POSEUR) e 25% pelo Município.

Os Penedos de São Domingo

Recorde-se que, de 2000 a 2003 o Monte de São Domingos, localizado na União de Freguesia da Raiva, Pedorido e Paraíso, foi afectado por vários incêndios que destruíram a vegetação e alteraram de forma significativa a evolução dos blocos rochosos das suas encostas, o que conduziu à queda de blocos rochosos ao longo das vertentes até às proximidades das habitações que se encontram junto à estrada municipal CM 1123.

Recorde-se também que em 2006, quando o Governo, através do Secretário de Estado do Ordenamento do Território e das Cidades, assumiu que o estudo de estabilidade seria financiado pelo PO Norte, a 75% e a Autarquia assumiria a componente nacional do investimento, no âmbito de uma candidatura à medida 3.16- ambiente do Programa ON – Operação Norte. No entanto, somente agora, finalmente o concurso pôde ser lançado, dado o risco iminente, por força do grande incêndio de Outubro de 2017, o que resultou em muitos mais afloramentos rochosos estão expostos e em risco de queda.

A 30 de Outubro de 2009, o então Governador Civil de Aveiro, Custódio Ramos, escreveu à CCDR-N “Espero e desejo que não venha acontecer naquela zona territorial um novo caso semelhante ao da Ponte Hintze Ribeiro”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

18 − ten =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.