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Os especialistas, o psicanalista e neurocientista Fabiano de Abreu e a psicóloga Roselene Wagner, dão dicas para pacientes com depressão 

Palestra na Universidade Gregório Semedo em Luanda – Angola.

Após relatos suicídios relacionado com o coronavírus e a quarentena a ele associada o filósofo, psicanalista, neurocientista, membro da Mensa e especialista em estudos da mente humana, gestor da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito. Fabiano de Abreu, foi contactado. Após ter confirmado que era mais um caso de depressão que se acentuou com esta crise psicológica da pandemia de coronavírus, o pesquisador logo concentrou em pesquisas e análises para avaliar o que ele já previa ocorrer.

“ Eu já previa a possibilidade de que, pessoas com depressão, em quarentena, sendo bombardeadas  com notícias ruins, poderiam potencializar o quadro depressivo; e ter um aumento no número de suicídios. Tomando ciência do ocorrido, reuni meu grupo de pesquisa para tentarmos contribuir de alguma maneira para que isso não eleve mais ainda o número de mortos por causa do coronavírus, seja diretamente ou indiretamente.”

A neuropsicóloga Roselene Espírito Santo Wagner, também membro da CPAH, reafirma o risco baseado na incerteza.

Roselene Espírito Santo Wagner

“ Pessoas acometidas por depressão têm maior risco de suicídio. O risco é maior na vigência da doença e de comorbidades. Estamos imersos num cenário de incertezas. Incertezas essas, geradoras de medos e angústias. É importante cuidar do equilíbrio emocional, para evitar ações definitivas para problemas transitórios. O suicídio não é solução; e sim mais um problema de saúde pública a ser tratado.”

Fabiano disse que não conseguiu aprofundar a sua pesquisa pela dificuldade em obter relatórios, para quantificar os casos, pois neste momento o caos reina nos hospitais. 

“ Eu perguntei para alguns amigos médicos no WhatsApp e esperei que respondessem e me confirmassem. Não vou importuná-los neste momento já que estão todos atribulados e alguns com alto risco de contágio da doença. A Leninha – Roselene, me confirmou também casos em seu consultório de crises agudas da depressão. Gerando um pico desse transtorno neste momento. É um fator real e esperado e  temos que buscar meios para ajudar o quanto antes. Quanto mais potencializado, maior o risco e pode acontecer em fração de segundos.”

  “Quanto mais cedo o diagnóstico, melhor o prognóstico”, diz o psicanalista.

Seguem as dicas dos profissionais para que possa observar o caso mais próximo e tentar ajudar.

Em momento de reclusão e isolamento social, por conta do cenário mundial – Pandemia de Corona Vírus – se você é portador da doença “Depressão”, observe algumas questões “preventivas” bastante pertinentes:

  1. Mantenha o seu tratamento psicoterápico via on-line, a grande maioria dos profissionais estão a trabalhar nessa modalidade.
  2. Se faz uso de medicação, siga corretamente a prescrição médica. Não aumente a dosagem, nem faça desmame por conta própria.
  3. Se a sua medicação está a findar, entre em contato com o seu Psiquiatra, todos estão a trabalhar sob novos protocolos.
  4. Mantenha-se informado somente por vias sérias e éticas de notícias. Evite “Fake News”.
  5. Trabalhe a sua respiração através da meditação. A respiração consciente e ritmada, mantém a homeostase do corpo.
  6. Durma bem, o sono fisiológico possibilita uma “psicoprofilaxia”, filtragem e limpeza de metabólicos cerebrais.
  7. Mantenha uma alimentação equilibrada. Alimentos funcionais, menos processados e coloridos. “Descasque mais e desembrulhe menos”
  8. Beba água, mantenha-se hidratado para o melhor funcionamento de todo o sistema de filtragem e eliminação, mantendo o organismo em bom funcionamento.
  9. Use a criatividade e o espaço possível, para uma atividade física que goste.
  10. Evite excesso de álcool, evite drogas. Mantenha-se lúcido.
  11. Mantenha a rotina, isso faz com que você continue orientado no tempo.
  12. Desenvolva uma plano, e faça um planeamento para realizar  uma “comemoração” quando tudo isso passar. 
  13. Traga para sua mente bons pensamentos, boas emoções. O que nós pensamos nós sentimos.
  14. Pense coisas boas!
  15. Sinta-se pertencendo a um grupo, o sentimento de pertença traz-nos importância.
  16. Faça chamadas de vídeo ou mesmo vídeo conferência, para reunir os amigos.
  17. Não falta tempo por isso organize a casa, os armários, leia os livros que guardou na estante, assista os filmes e as séries que queria e não tinha “tempo”.
  18. Descubra um talento oculto, e trabalhe-o como uma TO- Terapia Ocupacional: Escrever, desenhar, pintar, esculpir, cozinhar, bordar…

Para casos mais graves em que tenha ocorrido uma tentativa ou pensamentos de suicídio, trabalhe na “redução de danos”, seguindo orientações básicas:

  1. Seja presente de forma integral, na vida do sujeito portador do transtorno – depressão.
  2. Aproxime-se da pessoas que estão em sofrimento emocional/psicológico.
  3. Ofereça conversa com escuta de qualidade.
  4. Conduza a conversa até perceber que a pessoa está segura e confiando em si.
  5. Pergunte abertamente se ela já pensou na própria morte.
  6. Com o terreno preparado, pergunte se ela já pensou em tirar a própria vida.
  7. Pergunte que método ela escolheria e por que seria assim?
  8. Deixe-a falar, chorar, contar todo o seu plano.
  9. Após tomar conhecimento da idealização e do planeamento, mostre-se solidário.
  10. Compreenda “sem julgar”, a partir daí ofereça um “pacto ou um contrato de preservação” à vida.
  11. O desafo e a confissão trazem alívio. Deixando a pessoa com o recurso de procurar ajuda naquela pessoa ou num grupo de ajuda.
  12. Quando nos esvaziamos desse sentimento de angústia e desesperança, começamos a valorizar a vida.
  13. Ter alguém que guarda o nosso segredo conecta-nos a um outro ser. Esse sentimento de confiança forma um elo e traz motivação para superar o momento.
  14. Ter ciência do plano e do planeamento para a execução, podendo tirar da pessoa a ferramenta que ela utilizaria.
  15. Recolha a medicação,  retire o que puder ser feito de corda, lâminas cortantes, e não deixe a pessoa sozinha. 
  16. A presença traz a companhia e inibe a tentativa de atentar contra a própria vida.

Tudo passa; isso também passará.

Se cuide e cuide.

Somos todos únicos, mas agora somos todos UM!

Se conecte, a rede social, nunca foi tão real!

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