Início Coronavírus Fake News: falso Decreto Presidencial está a ser partilhado nas redes sociais

Fake News: falso Decreto Presidencial está a ser partilhado nas redes sociais

Tem sido amplamente partilhado nas redes sociais, por correio eletrónico e no Whatsapp, um documento de texto em formato .pdf que seria o suposto Decreto Presidencial de Declaração do Estado de Emergência. No entanto, conforme referem as autoridades, essa informação é falsa.

O Estado de Emergência em Portugal deve ser decretado em pronunciamento oficial pelas 20h, que será feito pelo Governo para todo o país através da comunicação social.

A GNR alertou aos internautas através de sua página oficial no Facebook sobre mais esta fake news associada ao coronavírus:

Falso decreto presidencial que está a ser partilhado na internet

O alegado decreto sequer conta com a data de expedição ou número do decreto, tão pouco é feito em papel com timbre ou logo das instituições públicas e da Presidência da República portuguesa. ë uma falsificação grosseira, mas que infelizmente muitos são levados a acreditar em meio ao clima de pavor e receio que se instaurou com a pandemia do coronavírus.

O Jornal Paivense, como um órgão de comunicação sério e consonante às autoridades, recomenda extrema prudência e que se apure os factos antes de promover a partilha de conteúdos digitais sobre a pandemia COVID-19. As fontes oficiais devem ser a principal via de informação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − nine =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.