Início Coronavírus Novo plano de contenção para a fase de mitigação do covid-19 entra...

Novo plano de contenção para a fase de mitigação do covid-19 entra em vigor à meia-noite

Entrar em fase de mitigação significa é que já não é possível estabelecer cadeias de transmissão sobre quem infetou quem. O vírus passou a estar em todo o lado. Para isto, o sistema de saúde vai preparar-se para dar resposta à pior fase da pandemia nesta nova fase do plano de contenção.

Portugal entrou na fase de mitigação da doença, afirmou a Diretora-geral da Saúde, Graça Freitas, hoje durante a conferência de imprensa diária com a actualização dos dados sobre a covid-19. “Estamos na fase 3.2. Temos transmissão comunitária. Não é exuberante nem descontrolada, mas existe”.

O que é a fase de mitigação do covid-19

Dizer que o país entrou na fase de mitigação quer dizer que Portugal deixou de ser capaz de conter a propagação do vírus. O Governo passa a reconhecer que novo coronavírus está instalado na comunidade, a espalhar-se, e que as medidas de contenção revelaram-se incapazes de evitar a infeção de um número crescente de portugueses.

Deste modo, o que a nova fase também significa é que já não é possível estabelecer cadeias de transmissão sobre quem infetou quem. O vírus passou a estar em todo o lado.

Para isto, o sistema de saúde vai preparar-se para dar resposta à pior fase da pandemia nesta nova fase do plano de contenção.

“À meia-noite, vai entrar novo plano para abordar a covid-19”, passando do plano de contenção para a mitigação, informou Graça Freitas.

As novas medidas serão detalhadas pelo Governo nas próximas horas.

(Em actualização)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

twenty − fourteen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.