Início Coronavírus Como vai funcionar o 3º período? Vai haver aulas à distância? Saiba...

Como vai funcionar o 3º período? Vai haver aulas à distância? Saiba como vai funcionar o ensino, em todos os anos

São muitas as perguntas que têm surgido por parte dos pais ou até mesmo dos alunos, face à situação vivida atualmente devido ao Covid-19 e o estado de emergência implementado em Portugal, que não permite que os alunos possam ter aulas.

Contudo, está decidido que os alunos só terão aulas normalmente, a partir de setembro. Esta situação irá acontecer para todos os alunos até ao 10º ano, sendo que até o 9º ano ficará com os exames nacionais cancelados, assim como todas as provas de aferição até lá existentes. Quanto aos anos de 11º e 12º, uma vez que são anos de exames nacionais e muito perto da entrada no ensino superior, a ideia será de regressar às aulas presencias, com cuidados redobrados, para que os mesmos possam ter os exames nacionais.

Portanto, para os alunos até ao 9º ano, as aulas serão lecionadas na RTP Memória, já a partir de dia 20 de abril, assim como a avaliação que será feita à distância. Esta será uma realidade para cerca de 2 milhões de alunos assim como as suas famílias, para que os mesmos não deixem de ter aulas.

O horário das aulas não foi divulgado ainda, contudo os alunos terão de assistir às aulas todos os dias, de segunda à sexta sendo que se vai dividir em blocos de dois anos, onde começará de manhã com o 1º e 2º ano e acabará com o 9º ano mais à tarde. Não está previsto haver aulas no Verão, uma vez que o calendário de fim do ano letivo está previsto para o dia 26 de junho, mantendo-se as férias de Verão.

Em relação à situação de pais que têm de ficar em casa com os filhos até aos 12 anos o apoio irá manter-se para quem está mesmo sem trabalhar e têm até faltas justificadas. Os alunos do 10º ano não voltarão a ter aulas presencias, no entanto os de 11º e 12º ano, poderão ter aulas nas escolas, mas com as devidas medidas de segurança e apenas a disciplinas que vão fazer exame.

Caso ande no 11º ou 12º ano e um dos exames não conte para o ingresso no ensino superior, não terá de realizar o exame acional nem assistir às aulas presenciais pelo que ficará com a nota interna atribuída pelo professor. Será também obrigatório o uso de máscaras, caso as aulas presenciais venham mesmo a acontecer, que serão fornecidas pelo Governo a todos os que entrem na escola, portanto, alunos, professores e funcionários.

No caso de a pandemia se agravar em Portugal, o Governo irá requisitar pavilhões grandes para a realização de exames e para que os alunos estejam devidamente distanciados. Os mesmos garantem que nenhum aluno este ano será prejudicado na avaliação, devido a esta situação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

13 − five =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.