Início Notícias Sabia que o Rio de Janeiro já foi a capital de Portugal?

Sabia que o Rio de Janeiro já foi a capital de Portugal?

Ao longo de todos os seus séculos de história, Portugal mudou por diversas vezes a sua capital.

Contudo, há uma mudança que é mais radical do que todas as outras quando é decidido colocar a capital do reino além mar.

Quando ocorrem as invasões francesas, a família real portuguesa decide, por diversos motivos e necessidades diferentes mudar-se para o Brasil.

Debilitado economicamente pelos embargos comerciais imposto por Napoleão e sofrendo represálias pela sua amizade e aliança com Inglaterra, Portugal não teve outra saída.

Dessa forma e ajudados por Inglaterra, uma frota constituída pelo príncipe, por D. Maria I, a princesa Carlota Joaquina, D. Pedro que viria a ser o futuro Imperador do Brasil e mais umas 15 mil pessoas rumaram ao Brasil.

Com eles levaram tudo o que conseguiram, incluindo muitos tesouros da coroa portuguesa,(móveis, objectos de arte, jóias, louças, livros, arquivos e todo o tesouro real imperial).

A 22 de janeiro de 1808 desembarcam no porto de Salvador na Bahia e rumaram para a cidade do Rio que seria o seu destino final.Foi nessa mesma altura que a capital de Portugal passa a ser fora do continente europeu, mais precisamente a cidade do Rio de Janeiro.

Há quem se refira a este momento como “inversão metropolitana” uma vez que, tanto o Portugal europeu como todo o seu império ultramarino passam a ser governados através de uma colónia.

A Rio de Janeiro, de um momento para o outro, passou por grandes e profundas alterações pois, pela primeira vez na história, uma cidade de uma colónia ascende a sede governamental de um Reino.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

three + two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.