Pelo menos 300 mil portugueses devem ser vacinados contra o novo coronavírus numa primeira fase de vacinação, adianta o diretor-geral da Pfizer Portugal, Paulo Teixeira, segundo avança a TSF.
A vacina da Pfizer já foi aprovada no Reino Unido mas na UE ainda está pendente de aprovação. Paulo Teixeira adianta que estará para breve a decisão da União Europeia.
“Diria que numa primeira fase vão ser vacinados 300 mil portugueses, tendo em conta que são duas doses da vacina”, esclareceu o diretor-geral da Pfizer Portugal.
O plano de vacinação da Covid-19 em Portugal será apresentado esta quinta-feira, de acordo com a ministra da Saúde, Marta Temido. Portugal está desde junho a acompanhar o processo da União Europeia sobre as vacinas em desenvolvimento para combater a pandemia. O Governo espera gastar 200 milhões de euros.
“Vai ser um processo longo. Durante vários meses do próximo ano teremos de garantir que não nos afastamos do cumprimento das regras”, recordou a ministra da Saúde.
A vacina da Pfizer deverá ser aprovada pela Agência Europeia do medicamento a 29 de dezembro. Já a Moderna, a resposta será dada no dia 12 de janeiro. Marta Temido garantiu que as vacinas serão universais e administradas nos centros de saúde. “Se se confirmar [as datas da aprovação das vacinas] admitimos que no primeiro trimestre teremos alguma escassez da vacina”.
“A vacinação será gratuita, facultativa e a realizar no SNS”, reafirmou, apesar de lembrar que há ainda “incertezas sobre ensaios clínicos apresentados”, não sabendo, por exemplo, se grávidas e crianças vão poder ser vacinados.


