Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Entidade reguladora recebeu 5.000 reclamações sobre serviços de água em 2017
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Notícias - Entidade reguladora recebeu 5.000 reclamações sobre serviços de água em 2017

NotíciasPaís

Entidade reguladora recebeu 5.000 reclamações sobre serviços de água em 2017

Redação
Last updated: 27 Fevereiro, 2018 9:14
Redação
Share
SHARE

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) divulgou hoje que recebeu 5.000 reclamações em 2017, mais 1.000 que no ano anterior, principalmente sobre leitura, faturação e cobrança de água.

Um comunicado da ERSAR refere que para este aumento contribuiu a entrada em funcionamento do Livro de Reclamações Eletrónico, em julho, sistema que “simplifica o envio de reclamações”.

A nova plataforma recebeu 720 reclamações, às quais acrescem 855 chegadas através de correio e do sítio de internet da ERSAR e 3.431 recebidas através do livro físico de reclamações disponibilizado pelas entidades gestoras.

“As questões relativas à leitura, faturação e cobrança foram responsáveis por mais de metade das reclamações recebidas (2.711), destacando-se dos demais assuntos objeto de reclamação”, atingindo 54% do total, realça a ERSAR.

Ao contrário, a qualidade da água continua a ser o aspeto menos contestado pelos consumidores, e deu origem a 73 reclamações, ou 1%, o que, para a ERSAR, se poderá atribuir a um bom desempenho das entidades gestoras no controlo da qualidade da água e na comunicação dos respetivos resultados.

A qualidade dos serviços deu origem a 17% das queixas e o atendimento a 10% do total.

Nas queixas apresentadas em 2017, há “uma percentagem relativamente maior de reclamações em que a ERSAR não deu razão aos reclamantes (41%, respeitantes a reclamações relacionadas maioritariamente com a faturação)”.

A entidade reguladora considerou com fundamento 36% das reclamações, principalmente relacionadas com os tarifários.

Cerca de metade das reclamações consideradas com fundamento foram resolvidas por iniciativa das entidades gestoras antes da emissão de uma recomendação formal por parte da ERSAR, avança.

A intervenção da ERSAR nas reclamações tem como objetivo esclarecer quem as apresenta acerca dos seus direitos e deveres e avaliar se as entidades gestoras “respondem de forma atempada e adequada”, já que não tem poderes vinculativos neste assunto.

Os consumidores que reclamam podem recorrer à arbitragem de conflitos de consumo para obter uma decisão vinculativa que ponha fim ao litígio.

TAGGED:águaentidade reguladoraproblemasreclamações
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article PSP deteve seis pessoas em operação em Lisboa
Next Article Aviso laranja por neve, chuva e agitação marítima no continente e Madeira
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 2 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Penafiel: Peroselo recebe Convívio de Motocross no dia 23 de novembro

A Comissão de Festas de Nossa Senhora da Visitação de Penafiel vai organizar, no próximo domingo, 23 de novembro, um…

Penafiel assinala Outubro Rosa com oficina de expressão plástica “Dar cor à Vida”

A Câmara Municipal de Penafiel vai promover, no próximo dia 30 de…

Câmara de Cinfães conclui requalificação da Rua de Guimbra, em Moimenta

A Câmara Municipal de Cinfães finalizou as obras de requalificação da Rua…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Peregrinação a cavalo está a percorrer o caminho jacobeu Braga-Santiago

Uma peregrinação a cavalo até Santiago de Compostela pelo Caminho da Geira e dos Arrieiros está a decorrer esta semana,…

Queixa de Pedro Veiga sobre a DNS.PT. foi arquivada e ex-coordenador do Centro de Cibersegurança é agora arguido

icannphotos / Wikimedia Em julho de 2018, Pedro Veiga, ex-coordenador do Centro Nacional de Cibersegurança, foi ouvido em audição perante…

Coronavirus: vendas online que se aproveitam do surto vão ser alvo da Comissão Europeia

A Comissão Europeia informou que está atenta ao aumento das vendas online com base no covid-19. Segundo a mesma fonte…

Distrito de Aveiro recebe o “Passeio da Memória”.

A Alzheimer Portugal vai realizar durante o mês de setembro, em todo o país, incluindo o distrito de Aveiro, a…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

18 + seven =

Lost your password?