Nas Europeias 2019 em Castelo de Paiva o PSD Venceu em S. Martinho e Paraíso e o PS venceu em Bairros, Fornos, Real, Pedorido, Sardoura, Sobrado e Raiva.
Com 1673 (41,64%) votos o PS saiu como o grande vencedor das Europeias no concelho, seguido do PSD com 1239 votos (30,84%). A apuração nacional aponta 32,45% para o PS, 22,9% para o PSD, 10,25% para o BE, 7,4% para o CDU e 6% para o CDS.
Estas foram as eleições com maior taxa de abstenção desde 1987, quando Portugal aderiu à então Comunidade Económica Europeia (CEE). Em Castelo de Paiva a abstenção foi de 71,5%, considerada recorde, o que evidencia que a maioria dos paivenses preferiu não votar. Os motivos alegados pelos habitantes do concelho para não comparecerem à votação são diversos. Alguns mostram certa descrença com a política e a UE: “infelizmente quem continua a mandar na UE são os mesmos players, Alemanha e França, e não acredito que algo vá mudar e que Portugal realmente terá voz no parlamento europeu, então por isso não votei. Penso que as eleições autárquicas e locais são as que realmente tem o potencial de realmente influenciar a nossa vida”, referiu um morador de Fornos que preferiu não ser identificado.
O Partido Socialista, encabeçado por Pedro Marques, é o que mais deputados vai levar a Bruxelas após A oposição social-democrata teve o pior resultado da história, mas a grande surpresa vai para o Pessoas Animais Natureza (PAN), que vai ocupar uma das 21 cadeiras reservadas aos portugueses no Parlamento Europeu.