Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Reading: Governo quer regime especial de acesso ao ensino superior para alunos do profissional e artístico
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Ambiente
  • Castelo de Paiva
  • Ciência
  • Cinfães
  • Economia
  • Política
  • Regional
  • Mundo
  • Saúde e Bem Estar
  • Sociedade
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Notícias - Governo quer regime especial de acesso ao ensino superior para alunos do profissional e artístico

NotíciasPaís

Governo quer regime especial de acesso ao ensino superior para alunos do profissional e artístico

Redação
Last updated: 6 Abril, 2018 9:19
Redação
Share
SHARE

O Conselho de Ministros aprovou esta quinta-feira um conjunto de medidas na área da educação, entre as quais mudanças para os alunos do ensino profissional e ensino artístico especializado, que passam a estar nas mesmas condições que todos os outros para entrar no ensino superior, acabando-se com “requisitos discriminatórios”.

“O que o Conselho de Ministros aprovou hoje na generalidade foi um novo regime legal para a conclusão do ensino secundário que tem mecanismos particularmente importantes e relevantes para aqueles que acabam o ensino secundário pela via artística ou profissional, não exigindo a conclusão do ensino secundário com provas em áreas onde eles não tinham adquirido competências”, disse à Lusa o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

O ministro, que falava à margem da conferência internacional dedicada ao ensino superior em situações de emergência que hoje decorreu na Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, acrescentou que o que foi aprovado pelo Governo “é um passo importantíssimo”, que “retira um obstáculo grande na conclusão do ensino secundário”.

Mas o executivo está a discutir com a Comissão Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) um “passo adicional”, que diz respeito à entrada no ensino superior para estes alunos.

“O que estamos a preparar é um passo adicional, que estamos a discutir com a CNAES, para possibilitar, pelo menos nas instituições de ensino superior que o queiram fazer, concursos especiais para os estudantes que acabam o ensino secundário quer por via artística, quer por via profissional, de forma a retirar um obstáculo adicional à sua entrada no ensino superior”, disse o ministro.

Isto implica o fim da obrigatoriedade de exames nacionais “em áreas onde não tenham competências” como critério de acesso a um curso superior, algo a que estão sujeitos os alunos do ensino profissional e do ensino artístico especializado, com currículos diferentes dos cursos humanístico-científicos do regime geral, e que o ministro considera ser “um obstáculo que tem persistido em Portugal” no acesso ao ensino superior.

Na prática, o que o Governo pretende instituir é um regime de acesso diferenciado para estes alunos, à semelhança do que já acontece para os candidatos a estudantes do ensino superior com mais de 23 anos ou com os estudantes internacionais, para os quais existem vagas específicas.

“Nos próximos anos tentaremos ter um regime especial para aquelas instituições que querem adequar os cursos especificamente para esses estudantes, não é necessário serem todas”, adiantou ainda Manuel Heitor.

Lusa

Fonte: SIC

TAGGED:país
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Defesa de Orlando Figueira diz que advogado Proença de Carvalho mentiu ao tribunal
Next Article Hugo Soares acusa direção da bancada do PSD de “falha grave” na despedida de Montenegro
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

five × 4 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Variante à EN 222: lançado concurso para conclusão dos 8,8 km em falta

A empreitada, promovida pela Infraestruturas de Portugal (IP), representa um investimento base de 78,5 milhões de euros e tem como…

GNR DETETA DOIS INDIVÍDUOS POR ROUBO E RECEPTAÇÃO EM PENAFIEL

O Comando Territorial do Porto, por intermédio do Núcleo de Investigação Criminal…

Últimos dias para cadastro na Penafiel Run’25

A Prefeitura de Penafiel recorda que estão disponíveis até o próximo dia…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Mais 10 casos positivos em Castelo de Paiva

Segundo o último balanço da Câmara Municipal de Castelo de Paiva o concelho tem hoje mais 10 casos positivos. De…

Arco-íris contempla um lindo fim de tarde em Bairros

Por vezes a natureza sabe com o que nos brindar nos tempos mais difíceis. E se o arco-íris se tornou,…

Arqueóloga paivense tem artigo sobre epidemias publicado num dos maiores sites do Brasil

A arqueóloga paivense, Joana Freitas viu o seu artigo sobre as epidemias ao longo da história ser publicado num dos…

Governo já pagou o arranjo dos Kamov, mas estes não vão voar

Nuno André Ferreira / Lusa Aos Kamov falta uma peça importante para a segurança da aeronave, que pode custar cerca…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

8 − 8 =

Lost your password?