Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Museus dos Coches e do Teatro com diretores em regime de substituição
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - Cultura - Museus dos Coches e do Teatro com diretores em regime de substituição

CulturaNotíciasPaís

Museus dos Coches e do Teatro com diretores em regime de substituição

Last updated: 9 Abril, 2018 14:59
Redação
Share
SHARE

De acordo com os despachos publicados na série II do Diário da República (DR), as nomeações decorrem em regime de substituição, até à designação de novo titular na sequência de procedimento concursal de seleção.

Sobre a diretora do Museu dos Coches, Silvana Bessone, o despacho justifica a nomeação pela “nota curricular”, que, “demonstra a aptidão e o perfil adequados ao exercício do cargo”, que ocupa desde 1990, depois de ter entrado como conservadora em 1984. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa, 1976, Silvana Bessone, natural de Lisboa, é mestre em História de Arte pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Como comissária ou como consultora, tem desenvolvido atividade na área da museologia ligada à remodelação ou à criação de novos museus, indica a nota curricular publicada.

Também é publicado o despacho de nomeação, em regime de substituição, no cargo de direção do Museu Nacional do Teatro e da Dança, até à realização de concurso, José Carlos Alvarez, cuja “nota curricular demonstra a aptidão e o perfil adequados ao exercício do cargo”, que ocupa desde 2001.

Nascido em 1954, em Coimbra, José Carlos Batista Alvarez é licenciado em Filosofia, pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, pós-graduado em Ciências Documentais, pela mesma faculdade da Universidade de Lisboa e tem o Curso de Gestão das Artes, pelo INA (Direção-Geral da Qualificação dos Trabalhadores em Funções Públicas), com colaboração da Columbia University, de Nova Iorque.

Desde junho de 2001, após concurso público, é diretor do Museu Nacional do Teatro e da Dança, sendo técnico superior do mesmo desde 1991, indica a nota curricular publicada no despacho. Comissariou e/ou organizou 29 exposições dentro e fora do museu, entre as quais a primeira exposição permanente do Museu Nacional do Teatro Peças de Teatro: “As coleções do Museu” (2003).

Foi durante cerca de dois anos consultor para a programação do Teatro da Trindade nas áreas de dança, ópera e música contemporânea e fez parte do júri do Grande Prémio de Teatro do INATEL, em 1998.

Em 2009 recebeu, na qualidade de diretor do Museu Nacional do Teatro o Prémio Pro-Autor da Sociedade Portuguesa de Autores.
Foi autor e proponente da alteração institucional da designação do Museu Nacional do Teatro para Museu Nacional do Teatro e da Dança, em 2015.

Lusa

Fonte: SIC

TAGGED:cultura
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Penafiel: Rancho Folclórico de Boelhe organiza jantar de angariação de fundos
Next Article Relatório às listas de espera no SNS divulgado este mês
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

ten + seven =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

CIM do Tâmega e Sousa alerta para prejuízos elevados após tempestades recentes

A Comunidade Intermunicipal do Tâmega e Sousa (CIM do Tâmega e Sousa) participou, no passado dia 4 de março, numa…

Castelo de Paiva abre candidaturas a apoios após danos causados pelas tempestades

Município informa que apoios podem chegar aos 10 mil euros para habitação…

Agenda desportiva e cultural movimenta Castelo de Paiva no fim de semana

A programação inclui jogos de futebol e futsal, provas de atletismo, espetáculos…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Inauguração do presépio de Pias é atração em Cinfães

Inaugurou no passado dia 9 de Dezembro, na aldeia de Pias o Presépio de Rua 18, numa tarde marcada pela…

Municípios rejeitam diploma do Governo que os obriga a limpar a floresta

A Associação Nacional de Municípios Portugueses anunciou hoje que rejeita a legislação que responsabiliza as autarquias pela limpeza das florestas,…

Inscrições abertas para o ‘Chuva de Estrelas 2.0’ em Real

Dia 17 de Agosto, pelas 21 horas, irá se realizar na Freguesia de Real, em Castelo de Paiva o concurso…

Jovem detido em Cinfães por cultivo de cannabis

Por meio de denúncias anónimas, um jovem de 22 anos foi detido pela GNR em Cinfães por tráfico de droga.…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

4 × four =

Lost your password?