Portugal vai entrar na última fase do levantamento das restrições impostas para conter a pandemia nesta sexta-feira. Agora serão autorizadas a reabertura de bares e discotecas, e também não haverá mais limitações de ocupação para lojas e restaurantes.
Agora, os estabelecimentos comerciais, restaurantes, cafés e a generalidade do comércio poderão receber normalmente seus clientes. Já os espaços de diversão noturnas, que estavam fechados desde março de 2020, estão autorizados a reabrirem. Essas medidas serão aplicadas no momento em que o país está com praticamente 85% da população com a vacinação completa.
Ainda assim, o uso de máscara segue obrigatório nos transportes públicos, nas Lojas de Cidadão, nas escolas (exceto nos espaços de recreio ao ar livre), nas salas de espetáculos, nos cinemas, nas salas de congressos, nos recintos de eventos, nos serviços de saúde e nas estruturas residenciais para idosos, assim como nos espaços comerciais com área superior a 400 metros quadrados, incluindo centros comerciais.
Mas atenção, a entrada nos bares e nas discotecas só será liberada para clientes que apresentarem o certificado de vacinação, enquanto os profissionais que trabalham nestes lugares estão dispensados desta regra.
Também a partir de amanhã o teletrabalho não será mais recomendado, além de será eliminada a regra que impunha a testagem em empresas com mais de 150 trabalhadores no mesmo local de trabalho. Outra determinação é que não haverá mais restrições à venda e ao consumo de bebidas alcoólicas.