Logo paivense
Logo paivense

Números de mortes diárias cai em Portugal

Depois de medidas restritivas, os números de mortes pela Covid-19 estão em queda em Portugal.

O país que começou o ano de 2021 à beira do colapso agora pode ver como o lockdown conseguiu reverter a situação. Nos últimos dias, a taxa de incidência do coronavírus passou a ser uma das cinco menores da Europa, de acordo com informações divulgadas na última quinta-feira (4) pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças (ECDC, na sigla em inglês).

A semana trouxe boas notícias. As informações divulgadas é de que os dados de ocupação hospitalar mostravam que o país tinha atingido a menor taxa de internação por Covid-19 em quatro meses.Para se ter ideia, o número de mortes diárias em dezembro não passava de 100. Em janeiro, muito mais gente passou a morrer de Covid-19: no dia 15 do primeiro mês deste ano, foram 159 mores. E os números só foram piorando, tanto é que no final daquele mês, chegou-se a marca de 303 óbitos.

Mas, com as medidas restringindo a circulação de pessoas, o número diário voltou a ficar abaixo de 100 no fim de fevereiro. Nesta semana, chegou a cerca de 50.

Durante a semana, o primeiro-ministro António Costa mais uma vez pediu aos portugueses que continuem cumprindo as restrições, para que as restrições possam acabar gradualmente. A expectativa de todos os portugueses agora fica para o anúncio dos planos para tornar o toque de recolher menos rígido. A previsão é de que estas medidas sejam divulgadas no dia 11 de março.