Este fim de semana, o sul de Portugal pode enfrentar uma chuva carregada de poeiras vindas do Norte de África. O IPMA explica que se trata apenas de uma deposição.

Uma chuva de poeiras pode atingir a região sul de Portugal durante o fim de semana. Ao Observador, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera explicou que existe probabilidade de ocorrência de aguaceiros com concentração de poeiras no sotavento algarvio (ou seja, de Faro para leste).

Estas poeiras entram na circulação de uma depressão, que tem origem no Norte de África, e se dirige até à Europa, neste caso até à Península Ibérica.

A depressão está centrada a sudoeste de Sagres e no fim de semana vai originar aguaceiros nas regiões do Alentejo e do Algarve. A chuva de poeiras, contudo, tem maior probabilidade de ocorrer na região fronteiriça com Espanha, em zonas como Vila Real de Santo António e Castro Marim, provocando a deposição de poeiras no solo.

O que acontece, explicou também Ângela Lourenço, do IPMA, ao Diário de Notícias, é uma “deposição”, pelo que não existirão grandes preocupações em termos de saúde.

“As poeiras estão na atmosfera e a chuva arrasta as poeiras para o solo. O impacto maior será mesmo na sujidade dos carros e nas estruturas que estão nas ruas. Mas os carros é normalmente aquilo que se deteta mais facilmente” acrescentou.

Em Espanha é muito mais provável que este fenómeno aconteça no fim de semana devido à posição de proximidade com o Norte de África.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

20 − seventeen =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.