Início Ambiente Estância de Esqui da Serra da Estrela violou leis ambientais. Tapete rolante...

Estância de Esqui da Serra da Estrela violou leis ambientais. Tapete rolante tem de ser retirado

COMPARTILHAR

sacavem / Wikimedia

Há neve na Serra da Estrela

O tapete rolante da estância de esqui da Serra da Estrela foi construído ilegalmente em 2015. Agora, foi chumbado pelo estudo de impacto ambiental.

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC) e o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) chumbaram a construção do tapete rolante da Escola da Estância de Esqui na Serra da Estrela, gerida pela empresa que tem a concessão pública e exclusiva da exploração turística da Serra.

Segundo a TSF, o tapete rolante foi construído em 2015 de forma ilegal, antes do estudo. Agora, fonte oficial adianta à rádio que perante a declaração de impacto ambiental agora desfavorável o dono da obra está obrigado à remoção do tapete e à “reconstituição da situação anterior”, já tendo sido encaminhado o processo de contraordenação para a entidade competente no Ministério do Ambiente.

Datada de outubro, a declaração de impacto ambiental, consultada pela TSF, é clara a afirmar que a comissão de avaliação e o ICNF dão um parecer “desfavorável” devido aos efeitos “ecológicos e condicionantes ambientais”, sublinhando os “trabalhos de génese ilegal já feitos em 2015”. O documento demorou mais de um ano a ser fechado depois da consulta pública.

O tapete rolante permitiu alargar a prática de esqui a crianças a partir dos três anos, assim como aumentar a capacidade de transporte de 150 para 1.680 pessoas por hora, ou seja, mais 1.430.

No fundo, a declaração arrasa esta obra que, apesar de ser muito semelhante ao anterior esqui, ocupa uma superfície de solo muito maior.

O estudo de impacto ambiental concluiu que a preservação da área protegida, que faz parte da Rede Natura 2000, não foi acautelada. A cobertura de plantas que existia no local foi destruída durante a obra e a presença do tapete e quantidade de esquiadores não permite que recupere. Além disso, as linhas de água foram desviadas artificialmente.

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

two × 4 =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.