Início País Morreu a atriz Manuela Cassola, a Justina de “Inspetor Max”

Morreu a atriz Manuela Cassola, a Justina de “Inspetor Max”

A atriz tinha 93 anos e começou por ser conhecida no teatro. Na reta final da sua carreira participou na série televisiva “Inspetor Max”, transmitida pela TVI, onde fez de “Justina”.

A atriz Manuela Cassola morreu esta quarta-feira em Portalegre, aos 93 anos, disse à agência Lusa fonte do hospital da cidade alentejana. De acordo com o porta-voz da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano, Ilídio Pinto Cardoso, a atriz ainda foi transportada para o hospital de Portalegre, onde deu entrada já morta.

Manuela Cassola nasceu em Portalegre a 19 de junho de 1925. A atriz notabilizou-se no teatro e, na reta final da sua carreira, com a participação na série televisiva “Inspetor Max”, transmitida pela TVI, onde fez o papel da empregada Justina.

No Facebook da atriz, a filha de Manuela Cassola confirmou a informação. “Teve uma vida sempre independente até ao último dos seus dias, um amor enorme pelo teatro e pela sua arte. E assim morreu a minha mãe, com o seu gatinho no seu colo e sentada na sua cadeira. Na sua cidade onde nasceu e à qual voltou para viver os seus últimos dias”, lê-se na publicação.

O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, já lamentou a morte da atriz numa nota divulgada pela Presidência. “O Presidente da República apresenta as suas condolências à família e amigos da atriz Manuela Cassola, hoje falecida, que se notabilizou no teatro e que, mais recentemente, era nossa companhia de casa, através das séries televisivas em que participou, deixando-nos já saudosos”, refere.

Manuela Cassola frequentou o curso de teatro do Conservatório Nacional, tendo concluído a formação com a classificação final de 18 valores, o que lhe permitiu passar a integrar o elenco do Teatro Nacional.

(dr) José Raposo/ Instagram

Manuela Cassola no papel de Justina, na série “Inspetor Max”

Mais tarde, a atriz ingressou no Teatro São Carlos, onde teve intervenções dramáticas nas óperas “Orfeu em Lisboa” e “Tá mar”, de Ruy Coelho, entre outras. Manuela Cassola passou ainda por várias companhias, como a do Chiado, e participou em espetáculos dirigidos por Mário Viegas e Juvenal Garcês.

Nos EUA, interpretou a peça “Celestina”, de Fernando de Rojas, tendo conquistado o prémio de interpretação integrada no Festival El Ciglo de Ouro Teatro Clássico Espanhol com o Teatro Ibérico.

Além de teatro e cinema, na televisão, a atriz participou em várias séries e telenovelas, como “Passerelle” (1988), “A Banqueira do Povo” (1993), “Camilo & Filho” (1996), “Jardins Proibidos” (2000), “Super Pai” (2001) e “Rainha das Flores” (2016).

Fonte: ZAP

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

2 × two =

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.