Ao usar este site, você concorda com o Política de Privacidade e o Termos de Uso.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Anacom acusa operadoras de penalizar os clientes
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076

Home - País - Anacom acusa operadoras de penalizar os clientes

País

Anacom acusa operadoras de penalizar os clientes

Last updated: 18 Setembro, 2018 10:30
Redação
Share
SHARE

(CC0/PD) StockSnap / pixabay

A Anacom acusa as operadoras de terem optado por soluções que prejudicam os clientes e de estarem a passar a mensagem de que a culpa é do regulador.

Em fevereiro, a Anacom anunciou que pretendia obrigar a Meo, a Vodafone e a Nos a alterarem algumas das suas ofertas dado que violavam as regras europeias da neutralidade da rede, especialmente as ofertas em que as operadoras fazem uma gestão do tráfego que diferencia algumas aplicações em detrimento de outras.

Em causa estavam os tarifários zero rating em que um operador pode oferecer tráfego ilimitado para uma determinada aplicação, mas com um limite definido para o tráfego geral.

O regulamento europeu não proíbe o zero rating, mas proíbe as situações em que “após estar esgotado o plafond de tráfego para a generalidade dos conteúdos ou aplicações, é bloqueado, ou sujeito a um atraso, o tráfego para esses conteúdos ou aplicações e não para os que integram o zero rating“.

Em julho, a entidade reguladora deu então 50 dias às empresas para alterarem os tarifárias e estas optaram por passar a bloquear o acesso ao plafond específico de dados associado às ofertas zero rating, assim que se esgota o plafond geral de dados. Segundo a Anacom, as empresas estão a prejudicar os clientes e a passar a mensagem de que a culpa é da entidade reguladora, adianta o jornal Público.

Para explicar esta situação, a Anacom refere que impôs às operadoras “que alterassem as ofertas”, mas não determinou o modo de alteração, “deixando aos operadores a liberdade para encontrarem as melhores soluções para os seus clientes”.

Entre o exemplo de soluções que apresentou, estava, por exemplo, a possibilidade de o plafond específico ser usado quando se esgota o plafond geral para aceder a qualquer conteúdo ou aplicação, mesmo fora do âmbito originalmente abrangido por esse plafond específico, até que o saldo deste se esgotasse também.

Além disso, acrescenta, “mesmo optando pelo bloqueio de todo o tráfego, nada impede que o tráfego de dados não usado num mês possa ser usado no mês ou meses seguintes, no âmbito do plafond geral de dados”, possibilidade que “parece não estar a ser prevista pelas operadoras”.

Fonte: ZAP

TAGGED:AnacomDestaqueNacionalTelecomunicações
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Arqueólogos descobrem nova esfinge em antigo templo egípcio
Next Article Misteriosos organismos marinhos podem estar a encher o céu de nuvens
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Saneamento em Castelo de Paiva: Autarquia exige intervenções prioritárias à nova direção da SIMDOURO

O presidente da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, Ricardo Cardoso, recebeu a nova administração da empresa SIMDOURO para uma…

Jovem paivense Letícia Azevedo ganha projeção internacional e destaca-se em revista de moda nos Estados Unidos

O talento do concelho de Castelo de Paiva continua a cruzar fronteiras.…

Nova direção da SimDouro visita Castelo de Paiva

Encontro abordou investimentos estratégicos no saneamento do concelho

- Advertisement -
Ad imageAd image
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registro ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

Lost your password?