Ao utilizar este site, concorda com a Política de Privacidade e com os Termos de Utilização.
Accept
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
Font ResizerAa
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Reading: Empresas obrigadas a flexibilizar horários de pais e mães
Share
Font ResizerAa
De Castelo de Paiva para todo Portugal!De Castelo de Paiva para todo Portugal!
  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Economia
  • Mundo
  • Política
  • Regional
  • Sociedade
Pesquisar
  • Home
  • Regional
  • Nacional
  • Saúde
  • Outras Notícias
  • Estatuto Editorial
Follow US
© 2025 Paivense - Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076

Home - País - Empresas obrigadas a flexibilizar horários de pais e mães

País

Empresas obrigadas a flexibilizar horários de pais e mães

Redação
Last updated: 23 Janeiro, 2019 14:30
Redação
Share
SHARE

Carol Von Canon / Flickr

Em 2018, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego (CITE) emitiu 610 pareceres, 85% dos quais desfavoráveis à entidade empregadores, sobre trabalhadores com filhos menores de 12 anos. 

Assim, e de acordo com a notícia esta quarta-feira avançada pelo Jornal de Notícias, as empresas visadas viram-se obrigadas a flexibilizar o horário destes funcionários que são, em grande parte, mulheres que trabalham por turnos.

O matutino nota ainda que os pareceres emitidos durante 2018 estão em linha com os do ano anterior, sendo a grande maioria favorável ao trabalhador. “Os números mantêm-se mais ou menos idênticos. As questões de conciliação são as que nos chegam mais”, disse a presidente do CIT, Joana Gíria, em declarações ao diário.

A presidente do CITE alerta ainda para o crescente problema daquela a que chama a “geração sandwich”, aquela que cuida dos filhos e dos pais, num “país que não está preparado para salvaguardar a proteção das pessoas dependentes de quem trabalha”.

No ano passado, a Comissão para a Igualdade no Trabalho e no Emprego emitiu também 80 pareceres sobre despedimentos de profissionais grávidas, puérperas ou lactantes.

Segundo o Código do Trabalho, todo o trabalhador com filho menor de 12 anos, ou com deficiência ou doença crónica, que com ele viva em comunhão de mesa e habitação tem direito a trabalhar em regime de horário flexível. Caso o parecer emitido pelo CITE for desfavorável à entidade empregadora, esta “só pode recusar o pedido após decisão judicial que reconheça a existência de um motivo justificável”.

Fonte: ZAP

TAGGED:DestaqueempregoempresasNacional
Share This Article
Email Copy Link Print
Previous Article Ministro do Ensino Superior quer empresas a pagar propinas
Next Article Auditoria à CGD: Relatório divulgado é preliminar. Versão final foi “muito modificada”
Sem comentários

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

two + 1 =

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Outras

Homem de 31 anos sofre ferimentos leves após despiste na A4, em Penafiel

Um homem de 31 anos ficou ferido, sem gravidade, na sequência do despiste de uma viatura ligeira ocorrido na tarde…

Mulher sofre ferimentos leves em colisão rodoviária em Paredes

Uma mulher ficou ferida, sem gravidade, na tarde desta terça-feira, 27 de…

Homem de 32 anos detido em flagrante por tráfico de droga em Paredes

A GNR deteve, na quinta-feira, 22 de janeiro, um homem de 32…

- Advertisement -
Ad imageAd image

Você também pode gostar

Prédio de Robles está isento de IMI e escapa ao Imposto Mortágua

Manuel de Almeida / Lusa O imóvel que Ricardo Robles adquiriu com a irmã em Alfama, Lisboa, foi alvo de…

Queimadas entre as principais causas dos fogos até final de agosto

Nuno André Ferreira / Lusa Sessenta por cento dos incêndios investigados entre 1 de janeiro e 31 de agosto foram…

Um morto e dois desaparecidos na praia das Bicas no Meco

Por volta do meio-dia o INEM foi chamado ao local, para onde também enviou uma VMER do Hospital de Setúbal…

Foram canceladas 70% das reservas em Portugal após exclusão da ponte aérea britânica

Tiago Petinga / Lusa Portugal registou uma quebra de 70% das reservas, em julho, com a decisão dos britânicos em…

De Castelo de Paiva para todo Portugal! logo paivense

Regional

  • Castelo de Paiva
  • Cinfães
  • Paredes
  • Penafiel
  • Tamega e Sousa

Cotidiano

  • Desporto
  • Economia
  • Educação
  • Mundo
  • Política

Saúde

  • Ciência
  • Coronavírus
  • Medicina
  • Saúde e Bem Estar
  • Saúde Pública

Cultural

  • Arte
  • Carnaval
  • Cultura
  • Literatura
  • Música

Mais

  • Beleza
  • Curiosidade
  • Internet
  • Opinião
  • Sociedade

Visão: Relevância, verdade, agilidade, credibilidade e eficiência / Contacto: info@paivense.pt / mf@pressmf.global

© 2025 Paivense – Todos os direitos reservados. Registo ERC número 127076
Welcome Back!

Sign in to your account

Username or Email Address
Password

eighteen − four =

Lost your password?